Fastback de 4,7 m. Futuro porta-estandarte da Lancia nascerá em Melfi

Anunciado como o porta-estandarte da nova Lancia, o fastback 100% elétrico que liderará o regresso da marca à Europa já tem local de produção

Anunciado como o futuro porta-estandarte da nova Lancia, o modelo 100% elétrico que liderará o regresso da marca italiana aos mercados internacionais acaba de ver reafirmada sua genética transalpina. Mais concretamente, com o anúncio da produção na icónica fábrica de Melfi, já para 2026.

O anúncio foi feito, de forma oficial, pela Lancia, acrescentando que o modelo, de quase 4,7 metros de comprimento, afirmar-se-á como um elegante e inovador fastback, apontado ao maior segmento do mercado.

"O novo porta-estandarte da Lancia será um automóvel italiano deslumbrante e elegante, bonito por fora e por dentro, onde nos sentiremos, realmente, como se estivéssemos numa sala de estar de uma casa italiana", assegurou o CEO da Lancia, Luca Napolitano, acrescentando que, este novo automóvel, "transportará o espírito italiano para toda a Europa, com quase 50% das unidades vendidas fora de Itália".

Luca Napolitano, CEO da Lancia
Luca Napolitano, CEO da Lancia

Segundo a Lancia, o seu futuro porta-estandarte assentará na nova plataforma STLA Medium, a qual, "sendo uma plataforma BEV nativa, será altamente eficiente para otimizar o conforto e disponibilizará tanto versões com tração dianteira como com tração integral", acrescentou Napolitano. Sublinhando que, "esta plataforma proporcionará ao novo porta-estandarte da Lancia um desempenho global ao mais alto nível, em termos de eficiência e com uma autonomia superior a 700 km".

O segundo de três

Recorde-se que a Stellantis, grupo automóvel ao qual pertence, hoje em dia, a Lancia, desenhou um plano estratégico a 10 anos para a marca de Turim, que, hoje em dia, tem a presença limitada, apenas e só, ao mercado italiano. Onde, de resto, apenas comercializa um modelo, o citadino Ypsilon.

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Ainda de acordo com este plano, a Lancia deverá regressar aos mercados europeus, Portugal incluído, com três novos modelos, a lançar a cada dois anos: o novo Ypsilon, híbrido e elétrico, já para 2024; o futuro porta-estandarte, com trem de força exclusivamente elétrico, cuja chegada está prevista para 2026; e o novo Delta, um 100% elétrico cujo lançamento no mercado deverá ter lugar em 2028.

De resto e ainda segundo a nova estratégia de produto, a Lancia deixará de oferecer qualquer modelo novo a combustão, já a partir de 2026, tornando-se exclusivamente elétrica dois anos depois, ou seja, em 2028.