Depois da promessa de renascimento, eis que a Stellantis dá a conhecer, de forma oficial, o plano estratégico com o qual promete fazer regressar a Lancia, aos mercados europeus. Um plano a dez anos, sustentado em três novos modelos, a começar pelo novo Ypsilon, já para 2024. Além da transição elétrica...
O anúncio do arranque desta nova etapa foi feita pelo próprio CEO da Lancia, Luca Napolitano, recordando que, "hoje é um dia importante", em que "a Lancia está agora a entrar na Europa, dando um primeiro passo para se tornar uma marca credível e respeitada no segmento 'premium'."
Sobre este novo plano a dez anos, a Lancia revela agora que terá início em 2024, com a apresentação do novo Ypsilon. Utilitário que, apontado ao segmento B, apresentará, nesta nova geração, um comprimento a rondar os quatro metros, assim como um propulsor 100% eletrificado.
Com uma estratégia de lançamentos prevista a cada dois anos, será já em 2026 que a marca italiana dará a conhecer o seu segundo novo modelo, um novo porta-estandarte com 4,6 metros de comprimento, com o qual a Lancia passará a marca presença naquele que continua sendo o segmento mais importante na Europa, o C.
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Finalmente e num plano a 10 anos, será já em 2028 que o fabricante lançará, muito provavelmente, o mais aguardado do novos modelos, o novo Lancia Delta. O qual, avança desde já a marca transalpina, ostentará um comprimento na ordem dos 4,4 metros, graças a um corpo esculpido e musculado, marcado por linhas geométricas, que, garante a Lancia, "atrairá os entusiastas do automóvel em toda a Europa".
Entretanto e a partir ainda de 2026, a marca italiana promete apresentar apenas e só modelos 100% elétricos, para, a partir de 2028, passar a vender exclusivamente este tipo de motorizações.
Elegância italiana com tecnologias intuitivas
Voltando às três novas propostas agora anunciadas, a Lancia afirma que, a sua produção, passará não apenas por uma forte aposta em materiais inovadores e, mais concretamente, superfícies tácteis feitas a partir de material reciclado, como também num "estilo de elegância tipicamente italiano", inspirado em modelos icónicos do passado, como o Gamma, o Thema ou o Flavia.
No domínio da tecnologia, a promessa de um ambiente confortável traduzido no conceito S.A.L.A. - Sound Air Light Augmented, do qual fazem parte tecnologias simples e intuitivas, entre as quais, uma interface virtual minimalista e inteligente, em que um único comando servirá para comandar tudo no habitáculo, desde o sistema de som até ao ar condicionado e iluminação.
Objectivo: abarcar 50% do mercado
Centrada nestes três novos modelos, a Lancia assume esperar conseguir abranger 50% do mercado automóvel, mais precisamente, nos segmentos premium e de luxo, tal como, aliás, foi definido no plano estratégico 'Dare Forward 2030', delineado pela Stellantis.
Também a ajudar a esta meta, aquilo que a marca descreve como um "modelo de distribuição inovador, com 50% das vendas feitas online", ao mesmo tempo que, fora de Itália, o plano prevê a abertura de 100 novos concessionários, em 60 grandes cidades europeias.
Na retaguarda desta implementação, a nomeação de cinco Brand Managers para os seguintes mercados: Paola Pichierri, para o mercado de França; Niccoló Biagioli, para a Alemanha; Francesco Colognese, para a Espanha; Patrice Duclos, para a Bélgica e Luxemburgo; e Patrick Zegwaard, para os Países Baixos.