Numa altura em que procura regressar aos mercados internacionais, a Lancia regressa, também, à competição, com a inscrição de dois vanguardistas Delta Evo-e RX no Mundial FIA de Rallycross de 2023. Os quais contam, não com uma, mas com duas lendas do ralis!
Depois de já terem disputado o Mundial FIA de Rallycross na temporada passada, inscritos pela equipa Special ONE Racing, os dois Lancia Delta Evo-e RX voltam a fazer parte da lista de inscritos da competição, embora e desta feita, com uma roupagem totalmente nova, que ressuscita as cores de um patrocinador que ficou, ele próprio, para a história do Mundial de Ralis: a Martini Racing.
A apresentação da nova decoração dos Lancia Delta Evo-e RX foi feita esta sexta-feira, fazendo disparar os corações de todos aqueles que se recordam dos tempos em que os Delta Integrale se destacavam nos ralis. Até porque, este novo Delta, desenvolvido pela empresa GCK Motorsport, não esconde as parecenças, até mesmo nas dimensões, com o original!
Aliás e sobre o carro, vale a pena referir que conta com um trem de força composto por dois motores elétricos, cada um a anunciar 335 cv, e que, em conjunto, prometem qualquer coisa como 671 cv de potência combinada. Permitindo, por exemplo, uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em não mais que 1,8 segundos.
LEIA TAMBÉM
Eis o leilão que não pode perder. Históricos da Lancia Martini Racing à venda
Quanto aos pilotos para a temporada que agora se inicia e depois de, na última época, ter sido inscrito apenas um carro, a cargo do piloto francês Guerlain Chicherit, que é também o dono da GCK Motorsport, em 2023, a escolha não podia ter sido mais... impactante: Sebastien Loeb, outra das lendas dos ralis, foi o escolhido para conduzir o segundo Lancia.
"Sou de uma geração que cresceu a assistir às vitórias dos Lancia Delta em ralis, pelo que, tenho uma paixão por este carro", comentou já o nove vezes campeão do mundo de ralis, Sebastien Loeb. Recordando que, "no entanto, quando o Guerlain falou comigo pela primeira vez, sobre enfrentar uma temporada de rallycross com ele, pensei que estava louco."
Ainda assim, "em dezembro último, aceitei experimentar o carro, e a verdade é que fui imediatamente conquistado pelas suas qualidades dinâmicas. Tenho muita fé neste projeto e mal posso esperar para defendê-lo nas pistas de ralicross um pouco por todo o mundo".
Como curiosidade, dizer apenas que a edição de 2023 do Campeonato do Mundo FIA de Rallycross arrancou no último fim-de-semana de 3 e 4 de junho, com a etapa inaugural, precisamente em Montalegre, Portugal. E na qual Loeb e o Lancia Delta Evo-e RX terminaram no sexto lugar da categoria 'World RX'.