Lamborghini V12 despede-se com dois exemplares únicos do Aventador

Os hipercarros Invencible e Autentica são dois exemplares únicos do Aventador que assinalam a despedida do motor V12 aspirado da Lamborghini.

Os hipercarros Invencible e Autentica são dois exemplares únicos do Aventador que assinalam a despedida do motor V12 aspirado da Lamborghini. 

Dois hipercarros únicos assinalam o fim da era do motor V12 aspirado da Lamborghini, já que a marca italiana de automóveis desportivos irá apresentar em breve o seu primeiro modelo híbrido que será produzido em série.

Assim, o coupé Invencible e o roadster Auténtica constituem uma "despedida única" da icónica motorização de 12 cilindros. Estes veículos irão chegar numa altura em que a marca se prepara para apresentar o sucessor híbrido do Aventador, o qual deverá ser equipado com um novo V12 associado a motores elétricos. 

Lamborghini Invencible

Baseados no atual Lamborghini Aventador com carroçaria monobloco em fibra de carbono, estes veículos exclusivos partilham o motor traseiro V12 de 6,5 litros com 780 cv, associado a uma caixa automática ISR de sete velocidades que distribui os 720 Nm de binário às 6750 rpm pelas quatro rodas.

Celebração do motor V12

Apesar de não terem sido divulgados dados oficiais, as prestações deverão ser semelhantes às do Aventador, designadamente uma aceleração dos 0 aos 100 km/h de 2,8 segundos e uma velocidade máxima de aproximadamente de 355 km/h.

"O motor V12 é um dos pilares da nossa história e um dos sucessos da nossa marca", afirma o presidente da Lamborghini, Stephan Winkelmann.

"À medida que avançamos para uma nova era de hibridização ao abrigo da nossa estratégia Cor Tauri, esta é a forma da Lamborghini de celebrar o motor V12 aspirado naturalmente: com dois veículos únicos representa perfeitamente o nosso conceito de excelência na personalização".

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/02/Lamborghini-Aventador-Invincible-Autentica-galeria_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/02/Lamborghini-Aventador-Invincible-Autentica-galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/02/Lamborghini-Aventador-Invincible-Autentica-galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/02/Lamborghini-Aventador-Invincible-Autentica-galeria_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/02/Lamborghini-Aventador-Invincible-Autentica-galeria_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/02/Lamborghini-Aventador-Invincible-Autentica_001.jpg]

Desenhados pelo Centro Stile da Lamborghini para dois proprietários, os veículos foram criados para demonstrar a "máxima criatividade utilizando a arquitetura V12".

O estilo recupera a imagem de modelos especiais da Lamborghini do passado, designadamente as imponentes secções frontais inspiradas pelo Reventón e pelo Veneno, um splitter dianteiro pronunciado e as aletas verticais oriundos do hipercarro de pista Essenza SCV12 e uma asa traseira (no Invincible) como aquela que pode ser encontrada no Sesto Elemento.

Materiais tecnologicamente avançados

Ambos os carros possuem carroçaria em fibra de carbono e estão equipados com três saídas de escape construídas em Iconel, uma liga de aço de elevada resistência derivada da indústria aeroespacial.

Os dois carros também têm um interior simples para "concentrar a tenção no puro prazer de condução".

LEIA TAMBÉM
Culpa da tecnologia. Lamborghini não acredita em superdesportivos elétricos

"Criamos dois exemplares únicos com o seu caráter exclusivo, inspirados pelos dias das pistas e ambiente de circuito de altas octanas", afirmou o chefe de design da Lamborghini, Mitja Borkert.

"Estes dois designs únicos evocam os nossos ADN de design e volta a levar a nossa herança de design para um novo nível".