Lamborghini Urus SE PHEV é o mais rápido e potente de sempre

Anunciado como o primeiro Super SUV Híbrido Plug-in do mundo, a Lamborghini acaba de desvendar o Urus SE, com novo design, 800 cv de potência, mas também mais de 60 km de autonomia em modo elétrico. Tudo junto, argumentos suficientes para fazer deste “touro” o Urus mais rápido e potente de sempre!

Alvo de uma apresentação mundial que teve lugar do outro lado do mundo, mais concretamente, em Sydney, na Austrália, o Lamborghini Urus SE anuncia-se, desde logo, com um novo design, aerodinâmica otimizada e, principalmente, um sistema híbrido da debitar uma potência combinada de 800 cv. Neste caso, fruto da acção de motor V8 4.0 biturbo com 620 cv e 800 Nm, mais um motor elétrico síncrono de íman permanente, localizado no interior da transmissão automática de oito velocidades, a garantir, por si só, 192 cv e 483 Nm de binário.

No apoio ao sistema elétrico, uma bateria de iões de lítio de 25,9 kWh, colocada sob o piso de carga e acima do diferencial traseiro controlado eletronicamente, e que garante ao Urus SE a capacidade de percorrer mais de 60 quilómetros, em modo estritamente EV ou elétrico.

Novidade é, ainda, o sistema central de vectorização de binário elétrico longitudinal, equipado com embraiagem multidiscos eletrohidráulica, e que distribui o binário de forma variável e contínua entre os eixos dianteiro e traseiro, ao mesmo tempo que a caixa de transferências e o novo diferencial eletrónico de deslizamento limitado garantem um “oversteer” à medida dos desejos do condutor, contribuindo para sensações mais apuradas de superdesportivo.

3,4s na aceleração 0-100 km/h

Em termos de prestações, o Urus SE anuncia uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,4s, assim como dos 0 aos 200 km/h em 11,2s, enquanto a velocidade máxima surge fixada nos 312 km/h. Resultados que, sublinhe-se, fazem deste híbrido plug-in o modelo mais rápido do segmento, além do Urus mais potente de sempre.

Nota, ainda, para a presença do comando “tamburo” no centro da consola, através do qual o condutor pode seleccionar qualquer um dos seis modos de condução, além das quatro novas Estratégias de Performance Elétrica (EPS), totalizando, dessa forma, onze possibilidades de adequação do veículo ao tipo de condução – os modos Strada, Sport e Corsa, mais indicados para uso em estrada e pista; modos Neve, Sabbia e Terra, para superfícies com aderência diferente do alcatrão; além das opções elétricas EV Drive, Hybrid, Performance e Recharge.

Dependendo do modo de condução seleccionado, uma diferente altura ao solo, com a variação a ir dos 15 mm no modo Corsa até aos 75 mm com o sistema de elevação ativado. Sendo que também a direcção, agilidade dinâmica e som do motor V8 biturbo pode ser ajustado.

Estética redefinida segundo a aerodinâmica

Em termos estéticos e de aerodinâmica, o novo Lamborghini Urus SE regista uma atualização das linhas, visando uma optimização da eficiência aerodinâmica, a que se juntam soluções como o novo capot de design flutuante, novo pára-choques dianteiro e grelha frontal, novo símbolo da marca e conjuntos ópticos com tecnologia LED Matrix, a transmitirem uma nova assinatura luminosa inspirada na cauda do touro.

Já na traseira, um portão completamente redesenhado e inspirado no Gallardo, luzes traseiras em ‘Y’ e um novo difusor traseiro, que, em conjunto com o spoiler, aumenta a força descendente em 35%, quando a altas velocidades.

Passando ao interior, a atualização incidiu sobre a secção frontal do painel de instrumentos, procurando acentuar a sensação de leveza introduzida no Revuelto, ao mesmo tempo que um ecrã maior (12,3”), ao centro do tablier, procura destacar a presença de nova Interface Homem-Máquina, com gráficos idênticos aos do superdesportivo e e maior intuitividade na utilização. Sendo que o Lamborghini Centro Style acabou revendo igualmente o design das saídas de ar, o acabamento em alumínio anodizado e os revestimentos de painéis e assentos.

Finalmente, referencia para as inúmeras possibilidades de personalização, desde as novas jantes Galanthus de 23”, combinadas de série com novos pneus Pirelli PZero, de 21 a 23”, mas que também podem ser trocados por Scorpion Winter 2 mais vocacionados para o Inverno, além de uma extensa palete de 100 cores exteriores. Duas das quais, novas: Arancio Egon (Laranja), combinada com um interior em Arancio Apodis (laranja), e Bianco Sapphirus (Branco), conjugada com um habitáculo na totalidade Terra Kedros (Terracota).

Ainda no interior, uma vasta gama de 47 combinações de cores e quatro tipos de costuras Q-citura.

Ainda sem preços

Ainda de sem preços, o Lamborghini Urus SE não tem, igualmente e para já, data prevista de chegada aos concessionários.

Resta aguardar…