Numa altura em que os fãs da marca de Sant'Agata Bolognese aguardam já pela chegada da tradicional renovação a meio do ciclo de vida do Urus, eis que rumores levantam a a hipótese do "Super SUV" aproveitar o momento para introduzir uma nova motorização. Mais concretamente um sistema de propulsão híbrido plug-in, com 830 cv, já para 2022!
A hipótese é avançada pela publicação britânica Car Magazine, salientando que o já aguardado restyling, daquele que é um dos best-sellers na oferta da Lamborghini, não se limitará a uma simples lavagem de cara.
Segundo a mesma publicação, a ocasião será aproveitada pela marca de Sant'Agata Bolognese para fazer crescer a família Urus, nomeadamente, através da introdução de, não somente uma, mas duas novas versões: um híbrido plug-in e uma nova variante, não-eletrificada, denominada Sport RS.
No caso da motorização híbrida plug-in, ou PHEV, importa recordar que é uma solução há muito falada. Sendo que, o próprio director técnico da Lamborghini, Maurizio Reggiani, chegou a afirmar, numa entrevista há cerca de três anos, que o Urus receberia uma porta de carregamento elétrico, dentro de cerca de 18 meses.
Embora não tendo acontecido, a verdade é que esta hipótese parece cada vez mais próxima da realidade.
LEIA TAMBÉM
Caso 650 cv não cheguem. Hennessey propõe Urus com 750 cv de potência!
Ainda de acordo com a Car Magazine, esta versão PHEV do Lamborghini Urus recorrerá a um novo bloco de combustão desenvolvido pela Porsche, com o nome de código "LK5".
Embora, para já, não se saiba que tipo de bloco a gasolina estará na base deste sistema híbrido, se será um seis, ou um oito cilindros, a revista britânica garante que esta solução anunciará uma potência conjunta de 831 cv e 895 Nm de binário. Com o motor a gasolina a garantir, por si só, cerca de 600 cv.
No entanto e como de resto acontece com todas as propostas que adoptam uma motorização híbrida, também o Urus acabará ganhando peso, com a publicação a avançar que, no caso do modelo italiano, o aumento na balança chegará aos 250 kg, face à atual motorização V8. O que significa que, com a motorização PHEV, o SUV passará a anunciar uns respeitáveis 2.450 kg de peso... antes dos extras.
Um Sport RS com 675 cv
Finalmente e no que diz respeito à também anunciada - pela Car Magazine - versão Sport RS, as informações avançadas pela revista referem que o modelo deverá anunciar uma potência de 675 cv, ou seja, mais 25 cv que o Urus atual.
Na base, esta versão poderá ter uma evolução do atual V8 4.0 bi-turbo, embora a anunciar um pouco mais de binário que os 850 Nm anunciados pelo Urus "convencional".
Novas gerações adiadas
A terminar, a revista britânica refere ainda que a nova geração Urus terá sido adiada para 2028, ao passo que a nova geração Huracan, não deverá ver a luz do dia antes de 2025.
Igualmente adiada terá sido a apresentação do sucessor do atual Aventador, apesar deste já contar, com conjunto com o seu V12, com qualquer coisa como uma década de comercialização.
Quanto ao há muito prometido quarto modelo, a publicação que continua em stand-by, ou seja, ainda não passou da fase de modelagem em tamanho real.