Lamborghini Urus Performante. Focado na performance

Com o mesmo V8 de 666 cv, o Lamborghini Urus Performante destaca-se do S por baixar o arranque até aos 100 km/h para os 3,3 segundos

O Lamborghini Urus Urus Performante destaca-se do S por, com o mesmo V8 de 666 cv, baixar o arranque até aos 100 km/h para os 3,3 segundos. Para o conseguir melhora a aerodinâmica e troca a suspensão pneumática por molas

Ao trocar a suspensão pneumática por molas, o Lamborghini Urus Performante senta o condutor no centro da ação. Sem a almofada pneumática as irregularidades do piso são transmitidas ao interior com um vigor inesperado.

Mais seco, o Lamborghini Urus Performante torna-se ainda mais reativo, estreitando a ligação entre máquina e condutor. Alguém que a Lamborghini espera que se sinta como um piloto ao volante desta versão radical do Urus.

Grande plano do Lamborghini Urus Performante

Como é que a Lamborghini consegue alterar de forma tão distinta um SUV que, na essência, é igual. As duas versões do Urus partilham uma versão da plataforma MLB-evo do Grupo VW, com o V8 4.0 twin turbo ligeiramente avançado em relação ao eixo dianteiro e barras estabilizadoras ativas a funcionar com rede elétrica de 48 V.

A partilha de componentes estende-se aos travões com discos de carbono-cerâmica, que também podem ser vistos a ornamentar o centro das rodas do Audi RSQ8 ou do Bentley Continental GT Speed. Medindo 440 mm à frente e 370 mm atrás, estão entre os maiores discos de travão para automóveis de produção em série. No entanto, ficam a nadar nas jantes opcionais de 23''.

Amortecedores ativos

Baseado numa mecânica com diferencial central Torsen, o sistema de tração integral distribui os 850 Nm de binário disponível entre as 2250 e as 4500 rpm na proporção 40:60. Os modos de condução permitem aumentar o foco no eixo traseiro (até 87%) ou favorecer o dianteiro (até 70%).

Um segundo diferencial ativo permite desviar até 75% do binário para uma das rodas traseiras. Os mapas destes sistemas, tal como os da direção, acelerador, eixo traseiro direcional ou caixa automática de oito velocidades foram calibrados para responderem de forma ainda mais desportiva.

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Para além de trocar a suspensão pneumática por molas e amortecedores ativos, que no conjunto retiram 20 mm à altura ao solo, o tratamento do Lamborghini Urus Performante aumentou as vias (16 mm) e abre a porta à utilização de pneus específicos Pirelli Trofeo R. Conduzimos com PZero 285/35 à frente e 325/30 atrás, que não devem nada ao conforto.

Recorrendo ao carbono para manter o peso sob controlo, o Lamborghini Urus Performante é 47 kg mais leve que o S. As alterações principais são fáceis de identificar nas imagens: tudo o que é preto é carbono. Capot, ailerons, embaladeiras e afins são de série.

Baixar o centro de gravidade

Já o tejadilho é uma opção que ajuda a baixar o centro de gravidade. Entre o aileron e as cortinas de ar em torno das rodas, a eficiência aerodinâmica aumenta em 10% e o downforce em 38%. Como nem todos os componentes podem ser fabricados em fibra de carbono, os pernos das jantes são em titânio. O mesmo metal que dá forma à linha de escape Akrapovic.

No interior, entre as inúmeras possibilidades de personalização, há uma pequena grande diferença entre as versões S e Performante do Urus. O seletor de modos de condução, Anima, está mais focado que nunca.

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Desaparecem aqueles que podem ser confundidos com modos de passeio, como Terra, Neve ou Sabia (areia), para dar lugar a um inédito Rally. É o que o nome indica. Condução dinâmica sobre terrenos de baixa aderência, com prevalência do eixo traseiro. Um complemento inesperado aos tradicionais Strada, Sport e Corsa.

Inesperado porque, mesmo tratando-se de um SUV, dificilmente se imagina um Lamborghini a trocar a estrada pelo estradão. Foi o que fizemos e ficámos rendidos à eficácia do Lamborghini Urus Performante em terra. Não deixa de ser um SUV com 5,14 metros de comprimento e 2,15 toneladas.

Mas, depois de perceber que é possível, é um gosto conduzir um Urus com a frente a apontar para a direita e a direção trancada para a esquerda. Ou vice-versa.

Rali de asfalto

Embora existam ralis de asfalto, o modo mais original do Lamborghini Urus Performante não acrescenta grande coisa sobre alcatrão. Exige muito mais empenho e evidencia a tendência da frente para alargar. Como a suspensão é sempre dura, o modo Corsa é perfeito para a estrada.

Vai saltar, vai perder alguma tração quando os pisos não são perfeitos, mas vai sempre sair em aceleração. Para tal é preciso trabalhar a caixa de forma a ultrapassar o ligeiro atraso do turbo antes das 2250 rpm.

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Parece ridículo, num SUV que dispara até aos 100 km/h em 3,3 segundos e passa pelos 200 km/h ao fim de 11,5 segundos, mas há um ligeiro atraso. Só se sente quando se deixa o regime cair muito na saída de uma curva mais fechada, mas está lá.

Seja da suspensão mais firme ou da afinação desportiva do motor, caixa, direção, etc, o Performante sente-se sempre mais nervoso que o Urus S. Há um sentimento de alerta transversal a todos os modos de condução.

Chip de competição

Mesmo quando se vai às compras no modo Strada é difícil desligar o chip de competição. O escape é uma banda sonora grave, ritmada e ligeiramente amplificada pelo sistema de som. A direção e o acelerador parecem hipersensíveis ampliando o nervosismo natural da suspensão.

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Conduzir num habitáculo muitas vezes comparado ao de um caça também não ajuda a baixar a guarda. Sempre alerta. Este acaba por ser o lema do Lamborghini Urus mais focado de sempre.

Em resumo...

Num segmento onde mais é sempre melhor, o Lamborghini Urus Performante apresenta-se como uma opção singular. A mais tem apenas o preço e ganhos marginais na performance, conseguidos à custa do sacrifício notório do conforto. Atendendo às qualidades da "versão base" este Urus Performance é uma opção indicada para colecionadores ou alguém que esteja disposto pô-lo à prova em ambientes tão distintos como um autódromo ou estradão.

Lamborghini Urus Performante

Preço 347 779 €
Motor Gasolina V8, 3996 cc
Potência 666 cv às 6000 rpm
Binário 850 Nm às 2250-4500 rpm
Transmissão Integral, Auto., 8 vel.
Peso 2150 kg
Comp./Larg./Alt. 5,14/2,03/1,62 m
Dist. entre eixos 3,01 m
Mala 616 l
Desempenho 3,3 s 0-100 km/h; 306 km/h Vel. Máx.
Consumo 14,1 (22,3*) l/100 km
Emissões Euro6
* Medições Turbo

GOSTÁMOS

– Motor
– Prestações
– Comportamento

NÃO GOSTÁMOS

– Suspensão seca
– Consumos
– Preço