Lançado originalmente como o melhor e mais potente SUV desportivo do mundo, o Lamborghini Urus continua a ser uma das propostas do género mais arrebatadoras no mercado. Algo com que, pelos vistos, a Mansory não estaria muito de acordo e que a levou, em conjunto com a MTM, a "apimentar" ainda mais o SUV italiano. Nomeadamente, promovendo, entre outros aspectos, um elevar da potência para lá dos 1.000 cv !
Resultado, na verdade, de uma união de esforços entre os preparadores Mansory e MTM, a verdade é que este novo Urus by Mansory & MTM faz questão de marcar a diferença, ainda no primeiro contacto. Fruto de um visual que, apesar de já fortemente agressivo no modelo original, tornou-se ainda mais sinónimo de respeito!
A acentuar esta situação, um acréscimo no número de arestas e cortes radicais na estética exterior, acrescidas de entradas de ar ainda maiores e que, muito provavelmente, conseguem ver-se a centenas de metros de distância. Sendo que, do kit aerodinâmico, também faz parte um robusto difusor, do qual faz igualmente parte um sistema de escape com três generosas ponteiras, montadas centralmente, tipo triângulo invertido.
Já a cargo da Motoren Technik Mayer (MTM), esteve a responsabilidade de "puxar" significativamente pelo conhecido V8 4.0 litros biturbo, que decidiu montar um par de turbocompressores maiores, um sistema de admissão mais moderno, um filtro de ar feito à medida e, finalmente, uma transmissão automática ZF de oito velocidades, preparada de forma a conseguir lidar com a potência extra.
LEIA TAMBÉM
Aventador S recebe dose extra de fibra de carbono
De resto e a prometer uns colossais 1.001 cv de potência, este Urus faz frente, por exemplo, ao Bugatti Veyron e ao seu bloco W16 8,0 litros com quatro turbos.
Finalmente, o kit de estágio 3 da MTM permitiu elevar, ainda, o binário do V8, até aos 1.250 Nm. Valor que obrigou, inclusivamente, o bloco a adoptar uma gestão electrónica específica, para evitar danos numa caixa de velocidades relativamente à qual as exigências eram, já de si, muitas.
Assim e embora os criadores não divulguem os números relativo às prestações, é espectável que este Urus muito especial consiga colocar a versão standard do modelo, "literalmente no bolso". Ainda que, as próprias prestações deste último, não sejam propriamente... vulgares - 3,6s na aceleração dos 0 aos 100 km/h e quanto a Lamborghini promete, para, em seguida, fixar como velocidade máxima, 305 km/h.
Uma estreia para a MTM? Nada disso!...
No entanto e a ajudar a explicar o feito da MTM, surge o facto desta não ser a primeira vez que a empresa alemã de tunning e personalização trabalha o V8 que equipa o Urus. Pelo contrário, ainda no início deste mês de dezembro de 2021, o preparador colocou uma Audi RS6 Avant e o seu V8, a debitarem mais de 1.000 cv de potência.
Quanto à Lamborghini, encontra-se já a trabalhar na actualização a meio do ciclo de vida do seu crossover desportivo, ao que tudo indica, com o intuito, também, de fazer com que o mesmo V8, passa a oferecer mais potência naquela que é a versão standard do Urus, que os actuais 650 cv. Embora nada próximo, estamos certos dos mais de 1.000 cv de potência que a versão made by Mansory e MTM anuncia...
Ainda assim, esta atualização deverá ser apresentada e chegar aos mercados ainda em 2022. Ao que tudo indica, juntamente com uma versão híbrida plug-in.
Preços? (Ainda) é segredo...
Por outro lado e embora todos gostássemos de saber quanto é que vale uma proposta como este Lamborghini Urus by Mansory & MTM, essa é uma informação que se mantém no segredo dos deuses.
Só, mesmo e talvez, telefonando para a Mansory...