Depois de várias promessas e alguns adiamentos, a Lamborghini acaba de desvendar a primeira variante híbrida plug-in, naquele que é o modelo mais vendido da marca de Sant'Agata Bolognese, o SUV Urus. Que, sem abdicar do V8, anuncia não somente a maior potência na gama, como a capacidade de fazer mais de 60 km em modo 100% elétrico.
Denominada Urus SE, a versão híbrida plug-in do único SUV desportivo a constar na oferta da Lamborghini combina um motor de combustão V8 biturbo com 620 cv de potência, com um motor elétrico de 192 cv, alojado dentro da caixa de velocidades de oito relações.
Em conjunto, os dois motores garantem uma potência de 800 cv, tornando, assim, este Urus, o mais potente da gama. Mas também capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,4s, ou seja, um décimo mais rápido que o Urus S de 666 cv... e um décimo mais lento que o mais hardcore Performante.
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Recorrendo a uma bateria de 25,9 kWh, o Urus SE beneficia, ainda, da possibilidade de fazer mais de 60 km com recurso, apenas e só, ao motor elétrico, ao mesmo tempo de faz valer a nova embraiagem multidisco eletro-hidráulica, capaz de distribuir o binário, de forma variável, entre os eixos dianteiro e traseiro.
DE resto e graças também a um novo LSD virtual instalado na traseira, a marca do touro enraivecido garante que este Urus consegue produzir uma sobreviragem "a pedido", aproveitando, igualmente, os menos 20 kg no peso total. Algo que, salienta a Autocar, não impede este PHEV de pesar mais 300 kg que o "irmão" exclusivamente a combustão.
Ainda assim, o CTO da Lamborghini fez questão de salientar, em declarações à mesma publicação, que o Urus SE consegue ser tão rápido em circuito quanto a versão Performante. A qual, sendo menos potente, é também mais leve e mais focada no desempenho e condução.
Quanto às novidades em termos estéticos, nota para a presença de um novo capot e nova grelha frontal, novas luzes LED e uma porta traseira redesenhada, com uma secção transversal preta a ligar os farolins e a contribuir para uma maior ligação à nova linguagem de design dos superdesportivos da marca. Para a qual também contribuem, de resto, as novas jantes Galanthus de 23" revestidas a pneus Pirelli P Zero.
Já no habitáculo, um ecrã central maior de 12,3", saídas de ar redesenhadas, e painéis e assentos com novos revestimentos, sendo que o fabricante também afirma ter alterado os materiais da consola, de forma a transmitir uma imagem mais táctil e mecânica.
Seguem-se outros
Para já sem data de lançamento ou preço conhecidos, ao Urus PHEV junta-se, ainda este ano e depois do Revuelto, o sucessor de Huracán. O qual virá também com tecnologia híbrida plug-in.
Depois deste, será a vez do crossover Lanzador, o primeiro EV da marca, agendado para 2028.