Feita a despedida do já muito experiente (não velhinho…) Huracán, a Lamborghini acaba de desvendar o seu sucessor. Batizado de Temerário, trata-se de um inovador HPEV, a debitar 919 cv e capaz de atingir os 100 km/h em tão-só 2,7s. Disponível no final deste ano ou, o mais tardar, no início de 2025.
Já sem o venerado V10 5,2 litros que tanto fez pelos seus modelos, a Lamborghini decidiu adoptar, para este Temerário, um novo V8 biturbo 4,0 litros, auxiliado por três motores elétricos. Com o bloco a combustão a adoptar uma disposição em V, com os turbocompressores montados entre os dois bancos de cilindros, enquanto o primeiro dos motores elétricos surge entre a cambota do motor e a caixa de velocidades.
Já os restantes dois motores elétricos, estão montados no eixo dianteiro, garantindo ao Temerário, não somente um avançar quase totalmente silencioso, como também e principalmente, elevá-lo, ainda que por curtas distâncias, a primeiro Lamborghini de tracção dianteira na história da marca italiana.
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Quanto a potências, só o V8, sozinho, consegue anunciar um valor impressionante de praticamente 800 cv, disponíveis entre as 9.000 e as 9.750 rpm, com o red-line a surgir às 10.000 rpm. Sendo que, o adicionar dos motores elétricos, eleva a potência combinada para os 919 cv, com a qual o Temerário consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,7s, assim como atingir uma velocidade máxima de 343 km/h.
No entanto e caso o leitor esteja a interrogar-se quanto ao motivo de três motores elétricos contribuirem com um valor relativamente baixo para a potência combinada, a razão prende-se com a concepção do próprio sistema de propulsão. No qual a Lamborghini preferiu que estes servissem, acima de tudo, para preencher o binário a baixas rotações, mitigando o já esperado atraso resultante da utilização de turbos de maiores dimensões e alta pressão.
Solução que, em conjunto com a potência total, mas também o recurso a uma pequena bateria de 3,8 kW, passível de ser carregada em tomadas AC com débitos de carga de até 7 kW, levam a marca do touro enraivecido a designar este novo sistema de propulsão de High-Performance Electrified Vehicle, ou HPEV.
Uma "nave espacial" de apenas 1.715 kg
Passando ao aspectos estéticos e aerodinâmicos, o Temerário segue a filosofia de design do tipo "nave espacial" colocada em prática pelo responsável máximo pela estética dos atuais Lamborghini, Mitja Borkert, da qual fazem também parte uma série de elementos emblemáticos, como é o caso do escape hexagonal e iluminação LED dianteira e traseira de design semelhante. Ainda que e num esforço de afastamento do Revuelto, sem os gráficos de iluminação em forma de Y, mas com uma solução mais fina que o aproxima da assinatura luminosa apresentada no concept elétrico Lanzador.
Em termos de perfil, o Temerário apresenta uma traseira particularmente curta, com os pneus traseiros expostos, fruto também de uma carroçaria feita exclusivamente em alumínio e que o torna 20% mais rígido. Neste caso, fruto também da aplicação da extrusão de liga alumínio - basicamente, o modular, através de pressão elevada e a quente, mas também de um molde, de um cilindro ou barra de liga de alumínio, fazendo com que este adquira a forma desejada. Método de fabrico que, diga-se, já é utilizado no Lotus Elise ou no Alpine A110.
Também em resultado desta opção, o peso a seco do Temerário pôde ficar nuns impressionantes 1.715 kg, sendo que a Lamborghini propõe ainda a possibilidade de o reduzir para os 1.690 kg, através da aplicação do pacote Allegerita ("Aligeirar", em português), mais orientado para utilização em pista.
A acompanhar estas soluções, um sistema de travagem com discos em alumínio de 410 mm à frente, mais pinças de travão de 10 pistões, enquanto, atrás, são de 390 mm, com pinças de quatro pistões. Com o fabricante a garantir que esta conjugação, capaz de levar o Temerário dos 100 km/h à imobilização total em apenas 32 metros, mostra a mesma eficácia do sistema aplicado no Huracán Tecnica (31,5 m).
Finalmente e também pela primeira vez num Lamborghini, a disponibilização de um modo Drift, a utilizar a vectorização de binário nos motores dianteiros para oferecer três níveis de escorregamento da traseira. Algo que, explica o fabricante, os engenheiros foram buscar a inspiração ao Huracán Sterrato, com o propósito de dotar este novo superdesportivo de uma personalidade mais rebelde e divertida.
Habitáculo à imagem de um caça
Finalmente e quanto ao habitáculo, a marca de Sant'Agata Bolognese revela que foi concebido para que o condutor se sinta um piloto de caça, com painéis em redor, onde não faltam comandos físicos para interacção com os sistemas mais importantes, enquanto as funções secundárias, como a navegação por satélite, estão integradas, ou no ecrã do condutor de 8,4", ou no ecrã táctil de 9,1", montado em frente ao passageiro.
No entanto e porque o Temerário tem de permitir a sua utilização no dia-a-dia, a Lamborghini destaca o facto do novo chassi oferecer mais de 34 mm de espaço para a cabeça e mais 46 mm de espaço para as pernas. Ao passo que os bancos "Conforto", propostos de série, contam não só com aquecimento, como com regulações elétricas de 18 posições.
Previsto ainda para este ano
A terminar, dizer apenas que o preço de entrada do Temerário ainda não foi divulgado, embora e tomando como ponto de partida os cerca de 300 000 euros que o Huracán custava, não seja excessivo pensar que o seu sucessor possa vir a ficar muito próximo dos 400 mil euros, ou até mesmo do meio milhão de euros. Desde logo, porque a Lamborghini promete promover, de forma bastante convincente, o seu programa de personalização Ad Personam, junto dos potenciais clientes!
Quanto à comercialização propriamente dita, as expectativas do fabricante são de que o seu novo superdesportivo possa estar disponível ainda durante este ano, lá mais para o final, ou, o mais tardar, no início de 2025. Uma espécie de presente (ligeiramente) atrasado do Pai Natal…