Porque a pandemia afecta a todos por igual, a Automobili Lamborghini acaba de anunciar o seu envolvimento no combate à pandemia de coronavírus, nomeadamente, fabricando simuladores respiratórios.
Com a Itália a surgir com um dos países europeus mais afectados pela pandemia de coronavírus, o construtor italiano de superdesportivos Automobili Lamborghini acaba de anunciar o seu envolvimento na luta contra o COVID-19.
LEIA TAMBÉM
Lamborghini. Coronavírus dita fecho da fábrica de Sant'Agata Bolognese
Seguindo o exemplo de outros construtores automóveis, também noutras partes do globo, a Lamborghini, marca hoje em dia pertencente ao maior fabricante automóvel mundial, a Volkswagen, decidiu juntar os seus os esforços às do principal fabricante italiano de respiradores pulmonares, a Siare Engineering International Group. Colocando à disposição desta, os recursos e o equipamento do seu Departamento de Investigação e Desenvolvimento, para a produção também de ventiladores.
No seguimento desta parceria, a Lamborghini utilizou o seu laboratório de impressão 3D para, em apenas duas semanas, conceber, produzir e validar um simulador respiratório, com o qual é feita uma avaliação inicial da performance do ventilador, antes deste chegar à fase de verificação final.
Ao mesmo tempo, a Lamborghini ajudou não só a otimizar os componentes dos simuladores respiratórios, como também a produzir 18 simuladores por semana.
Aliás, sobre a diferença entre ventiladores e respiradores, importa referir que, ventilador pulmonar, pode ser definido como um dispositivo automático, conectado às vias aéreas, com o objetivo de aumentar ou prover a ventilação do paciente.
Já o termo respirador, é uma denominação genérica que se destina a designar todo e qualquer equipamento que proporciona ventilação artificial em seres humanos.
Viseiras de protecção também na mira
Também no seu laboratório de impressão 3D, a marca automóvel de Sant'Agata Bolognese produziu, ainda, viseiras médicas de policarbonato.
Ainda segundo revela a Lamborghini, em comunicado, no fabrico destas viseiras, foi utilizada uma impressora HP Jet Fusion 3D 4200, com tecnologia MJF, capaz de imprimir com um nível de precisão de 0,08 mm.