Depois da apresentação do Sián Coupé e do anúncio de que serão fabricados apenas 63 unidades deste fantástico superdesportivo, a Lamborghini revelou, agora, que também vai produzir uma variante Roadster, da qual serão produzidas, contudo, apenas 19 carros. Explicamos-lhe o porquê desta diferença!
Não, não tem a ver com limitações na capacidade de produção, nem sequer com aspectos relacionados com uma menor procura, menos sex-appeal, ou até mesmo uma outra qualquer explicação mais esdrúxula!
Desvendado, pela primeira vez e então apenas na forma de coupé, no Salão Automóvel de Frankfurt de 2019, a verdade é que não demorou muito para que começasse a falar-se, insistentemente, na possibilidade do Lamborghini Sián poder vir a contar com uma variante descapotável.
LEIA TAMBÉM
Abram alas! Sián Roadster é o Lamborghini mais potente de sempre
Embora, de início, sem qualquer confirmação da parte da marca de Sant'Agata Bolognese, o Roadster tornou-se, assim, uma quase obrigatoriedade. Também pela garantia de que, devido ao ainda maior sex-appeal, o descapotável poder esgotar, ainda mais rapidamente que o Coupé; fosse qual fosse o número de unidades fabricadas!
A partir do momento em que a passagem à produção se tornou uma (quase) inevitabilidade, afirmou-se, por outro lado, também a ideia de que, esta nova variante, surgiria com, pelo menos, o mesmo número de unidades do Coupé. Algo que, contudo e de forma não menos surpreendente, acabaria por não acontecer.
Segundo anunciou a Lamborghini, apenas 19 Sián Roadster serão fabricados. Sendo que, a explicação para este número, assim como para o número de coupés a produzir, reside em, nada mais, nada menos, que na data de fundação da marca do touro enraivecido: 1963.
Se ainda não percebeu a ligação, recordamos-lhe que a Lamborghini começou por anunciar que fabricará 63 unidades do Sián Coupé, a que se seguiu a "promessa" de produzir apenas 19 Roadster. Troque-se a ordem dos números, unam-se os dois ... e fica 1963!
E, porquê FKP 37?
De resto e já que estamos em maré de códigos e mensagens subliminares, recordamos, igualmente, a designação completa com que este superdesportivo foi apresentado: Lamborghini Sián FKP 37.
Embora, à partida, nada o pareça fazer prever, a última parte - FKP 37 -, remete, precisamente, para o homem que a Lamborghini quis homenagear com esta proposta: Ferdinand Piëch, conhecido como o 'pai' do Grupo Volkswagen.
Engenheiro mecânico austríaco e um dos principais responsáveis por o Grupo Volkswagen ser aquilo que é hoje, Ferdinand Karl Piëch nasceu a 17 de Abril de 1937. Sendo que, foram, precisamente, estas duas informações, que a marca de Sant'Agata Bolognese quis "gravar" no novo modelo - as iniciais e ano de nascimento do homem que esteve na génese da compra da Lamborghini, assim como da Bentley, pelo Grupo Volkswagen.
Ferdinand Karl Piëch faleceu, entretanto, a 25 de agosto de 2019, com a idade de 82 anos, em Rosenheim, Alemanha.