Afastada, por vontade própria, dos salões automóveis, a verdade é que, tal não significa, que faltem novidades, lá para os lados de Sant'Agata Bolognese. A demonstrá-lo, o desvendar, esta terça-feira, da mais recente proposta da marca do touro enraivecido: o Lamborghini SCV12. O qual, entre outras novidades, enverga o V12 mais potente na história do construtor!
Inesperado para grande maiores dos fãs e clientes desta marca italiana de superdesportivos, o Lamborghini SCV12 apresenta-se como uma edição limitada, destinada apenas e só à utilização em pista, e, também por esse motivo, desenvolvida em colaboração estreita com a divisão de competição da marca.
LEIA TAMBÉM
Lamborghini terá gostado. Festival de Goodwood só regressa em 2021
De resto, esta colaboração acaba tendo reflexo, inclusivamente, no nome do modelo, SCV12. Isto, com o SC a ser sinónimo de Squadra Corse, ao passo que o V12, representa aquela que é a outra característica primordial desta proposta, e que é, segundo o fabricante, o mais potente V12 naturalmente aspirado alguma vez utilizado por um Lamborghini!
Contudo e apesar do impacto desta informação, a verdade é que, pelo menos para já, a marca italiana prefere não divulgar a maior parte dos dados técnicos ou prestações, relativos a este SCV12. Dizendo apenas que o V12 será "capaz de exceder os 830 cv de potência, graças à sobrecarga aerodinâmica, quando a alta velocidade".
Igualmente desvendado, foi que o V12 será conjugado com uma caixa sequencial de seis velocidades, assim como com um sistema de suspensão traseira, com haste acoplada directamente ao motor.
Quanto à potência, será exclusivamente direccionada para o eixo traseiro, com a ligação ao solo a ser feita através de rodas com jantes de magnésio, revestidas por umas borrachas Pirelli de 19 polegadas à frente e de 20 polegadas atrás, concebidas especificamente para este modelo.
Mais do que isto, só mesmo aquando daquela que será a apresentação oficial, agendada, desde já, para o final do verão.
Aerodinâmica também será argumento
Nesta fase inicial, a Lamborghini deixa, ainda, a garantia de que, mesmo não se tratando de um carro de competição "puro&duro", o SCV12 beneficiará de um nível de soluções aerodinâmicas, superior, inclusivamente, às de um GT3. A começar, pelo longo capot dianteiro, com duas entradas de ar e uma via central a direccionar o fluxo de ar para uma terceira entrada no topo do habitáculo.
Ainda de acordo as informações oficiais agora divulgadas, o novo "touro enraivecido" de Sant'Agata Bolognese contará com um chassis fabricado em fibra de carbono, o que, mesmo sem a Lamborghini revelar o peso total do conjunto, faz antever um excelente rácio potência-peso.
Preço? Data? É esperar...
Finalmente e também por conhecer, fica o preço deste Lamborghini SCV12, assim como a data em que estará disponível. Com a marca italiana a garantir, no entanto, que os clientes deste modelo, farão parte de um "clube extremamente restrito", que terá acesso a diferentes programas de condução, um pouco por todo o mundo.
Mais informações, imagens ou vídeos, sobre esta nova criação de Sant'Agata Bolognese, além do facto de que será produzido nas instalações do departamento de competição da marca, só mesmo e como já foi dito, lá mais para o final do Verão...