A Lamborghini desenvolveu o SC63 LMDh V8 para alinhar em provas míticas do automobilismo mundial como Le Mans, Sebring ou Daytona. Para participar nos Campeonatos Mundiais de Resistência e IMSA de 2024 recebeu um motor V8 biturbo de 3,8 litros com 680 cv, o máximo que permitem os regulamentos.
A Lamborghini Squadra Corse escolheu o Festival de Velocidade de Goodwood para apresentar o seu carro de competição da categoria LMDh (Le Mans Daytona h), conhecido por SC63.
Este modelo irá participar no Campeonato do Mundo FIA de Resistência de 2024 e no Campeonato IMSA, o que significa que irá alinhar em provas míticas do automobilismo mundial como as 12 Horas de Sebring, as 24 Horas de Daytona e as 24 Horas de Le Mans.
Para competir nas provas internacionais, o Lamborghini SC63 foi dotado com um novo motor V8 biturbo de 3,8 litros que foi projetado especificamente para as corridas. Conta com um configuração "V fria", em que os turbocompressores estão "montados no lado exterior do ângulo V, facilitando a refrigeração e o acesso" dos mecânicos. A Lamborghini salienta que aquela configuração reduz o peso e ajuda a otimizar o centro de gravidade do carro.
O motor está associado a um sistema híbrido, estando a potência limitada pelo regulamento a 680 cv. Aquela não é a única imposição porque o regulamento LMDh determina que a caixa de velocidades é de série, assim como a bateria e o motor elétrico para ajudar a controlar os custos de desenvolvimento do protótipo.
Parceria com Ligier
Apesar de algumas das caraterísticas não terem sido reveladas, a Lamborghini refere ter estabelecido uma parceria com a Ligier e isso deu liberdade para especificar determinados componentes como o design da suspensão dianteira, a distribuição de peso e a facilidade de acesso a pontos críticos.
O design do SC63 esteve a cargo do Centro Stile da Lamborghini que manteve alguns dos traços familiares dos carros da marca como os grupos óticos traseiros em forma de Y ou os dutos integrados nos painéis laterais da carroçaria inspirados nas tomadas de ar do Countach. Os arcos das rodas traseiras fazem lembrar os do Revuelto.
LEIA TAMBÉM
Lamborghini V12 despede-se com dois exemplares únicos do Aventador
O Lamborghini SC63 irá iniciar os testes em breve e a marca sublinha que carro foi otimizado para oferecer a mais ampla janela de operação possível para otimizar a performance, bem como avaliar o comportamento dos pneus nos pisos mais agressivos dos circuitos. Será de notar que os regulamentos são rígidos e a equipa apenas pode fazer algumas modificações para preparar o carro para os diferentes circuitos e corridas.