A Lamborghini Squadra Corse criou um exemplar único do SC20 Roadster com motor V12 e carroçaria em fibra de carbono com aerodinâmica de competição.
O mais recente projeto da Squadra Corsa da Lamborghini é um roadster SC20 que foi fabricado e configurado à medida de um cliente, que esteve envolvido no processo desde o início.
Apesar de ter sido desenhado pelo Lamborghini Centro Stile como um veículo de pista descapotável, o novo SC20 também possui homologação para circular nas vias públicas. Este veículo está equipado com um motor aspirado V12 de 6,5 litros que desenvolve uma potência de 770 cv às 8500 rpm e um binário de 720 Nm às 6750 rpm.
A carroçaria em fibra de carbono do SC20 foi polida à mão para se obter o melhor fluxo aerodinâmico, contribuindo para uma condução confortável a elevadas velocidades e sem capota.
"Dois anos depois do SC18 Alston, o SC20 constituiu um novo e intrigante desafio. As principais fontes de inspiração foram o Diablo VT Roadster, o Aventador J, o Veneno Roadster e o Concept S: o resultado é uma dramática combinação de criatividade e atitude racing", comenta Mitja Borkert, responsável máximo de design do Lamborghini Centro Stile.
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O pronunciado splitter dianteiro é emoldurado por duas aletas, e as tomadas de ar no capô dianteiro são inspiradas pelas do Huracán GT3 EVO, enquanto que os painéis laterais esculpidos refletem as soluções adotadas no Essenza SCV12. A musculada traseira é encimada por uma asa traseira em carbono de grandes dimensões, que pode ser regulada em três posições: carga baixa, média e alta.
Detalhes exclusivos
O SC20 apresenta pormenores exclusivos, começando pelas cores da carroçaria, em que a base é o Bianco Fu (branco), criado especificamente para o cliente, e no qual se destacam os elementos em Blu Cepheus (azul). A mesma tonalidade encontra-se presente no interior, alternando com o Nero Cosmus (preto) e o Bianco Leda (branco).
O elemento mais significativo no habitáculo é a fibra de carbono visível, utilizada na cobertura do painel frontal, no compartimento traseiro, nos painéis das portas, na consola central e nas aplicações no volante, para além da monocoque. A fibra de carbono também é utilizada na estrutura dos bancos, revestidos a Alcantara e pele.
Por seu turno, as pegas das portas são maquinadas numa peça única de alumínio sólido. Por último, as saídas de ventilação foram criadas fazendo de tecnologia de impressão 3D na fábrica de Sant'Agata Bolognese.
"O SC20 é uma combinação de sofisticada engenharia, manufatura italiana, desportividade e design de vanguarda. É, também, um exemplo da aplicação do nosso motor V12 e da fibra de carbono num radical veículo aberto, que, de forma inconfundível, encerra o ADN da Lamborghini," refere Maurizio Reggiani, Diretor Técnico da Automobili Lamborghini.
Quatro rodas motrizes
No que se refere à linha motriz, a potência de 770 cv debitada pelo V12 de 6,5 litros é transmitida ao solo pelo sistema de quatro rodas motrizes com diferencial central eletrónico.
Os pneus Pirelli PZero Corsa estão montados em jantes de alumínio com porca de fixação central, de 20 polegadas na frente, e de 21 polegadas atrás.
"O SC20 é mais um exercício técnico e de estilo que combina a experiência da Squadra Corse com o design da Lamborghini, magistralmente interpretado pelo nosso Centro Stile com base nos desejos do cliente, que foi o centro do projeto ao longo de todo o processo de desenvolvimento e construção do veículo", conclui Giorgio Sanna, chefe da Lamborghini Motorsport.