Lamborghini SC18 - Faz-se História

Primeiro exemplar único criado pela Squadra Corse, o Lamborghini SC18 tem a alma do Aventador SVJ e inspira-se nos carros do Super Trofeo e GT3

Este é o primeiro exemplar único criado pela Squadra Corse, a divisão de competição da marca do touro. O Lamborghini SC18 tem a alma do Aventador SVJ e inspira-se  nos carros do Super Trofeo e GT3

Só há este e mais nenhum! Esta é, provavelmente, a frase de orgulho de quem tem na colecção um carro como o Lamborghini SC18. Porque o primeiro exemplar único criado pela divisão Squadra Corse foi, de facto, feito à medida para um só cliente.

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/08/526148.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/08/526136.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/08/526137.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/08/526138.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/08/526139.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/08/526140.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/08/526144.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/08/526145.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/08/526146.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/08/526147.jpg]

É o chamado "one off". Uma estratégia que se desenvolve, cada vez mais, junto das marcas de grandes carros desportivos como a Ferrari e a McLaren, por exemplo, e à qual a Lamborghini aderiu também há algum tempo, com outras peças únicas e sublimes como o Centenario ou o Veneno.

Este Lamborghini SC18 abre caminho a projetos futuros igualmente personalizados pela Squadra Corse, que têm como destino clientes pouco preocupados com dinheiro e fãs da alta performance, que pretendem utilizar estes carros em pista.

Para a estrada... mas preparado para as pistas

Embora esteja também homologado para a utilização em estradas públicas, o SC18 é uma afirmação de soluções colhidas no seio das equipas de competição da Lamborghini, estando mesmo dotado de soluções técnicas e aerodinâmicas que são exclusivas desse tipo de modelos. Foi desenhado pelo Centro Stile Lamborghini, em conjunto com o cliente final, estando dotado de soluções aerodinâmicas radicais.

Como nestas coisas das corridas e das colecções exclusivas as despesas contam muito pouco, o capot dianteiro tem entradas de ar ao estilo do Huracán GT3 EVO, enquanto dos lados e atrás são utilizados os guarda-lamas e guelras inspirados no Huracán Super Trofeo EVO.

O conjunto aerodinâmico recebe ainda uma grande asa traseira em fibra de carbono, com três afinações mecânicas para assim poder ser ajustada às necessidades de qualquer tipo de circuito em termos de força descendente. Há depois uma dúzia de aberturas no capot traseiro, para uma eficaz permuta de calor e arrefecimento da mecânica.

Motor nobre

O motor também é um daqueles de que já há poucos, o nobre V12 atmosférico do Lamborghini Aventador SVJ, com 6.5 litros de capacidade e capaz de debitar 770 cv de potência às 8500 rpm, com um binário máximo de 720 Nm disponível às 6750 rpm. A unidade motriz está combinada com a caixa de sete velocidades ISR (Independent Shifting Rod).

Embora a marca não tenha divulgado as performances, o mais certo é que este exemplar único seja bem capaz de retirar umas frações de segundo aos 2,8 segundos do SVJ na aceleração 0-100 km/h.

Este nível de performance só é possível com a ajuda das técnicas e materiais de redução de peso, com destaque para a nova carroçaria, toda ela feita em fibra de carbono. Tudo combinado com uma excelente relação com a atmosfera, auxiliada por uma distância ao solo reduzida aos 10,9 cm.

Tanto a aerodinâmica como a aparência ficam a ganhar com esta brutal traseira, marcada pelos escapes muito bem integrados e pelo elaborado e proeminente difusor. As belas rodas de porta central são de 20 polegadas à frente e de 21 polegadas atrás, estando calçadas com pneus Pirelli P Zero Corsa, desenvolvidos em exclusivo para este carro.

Cockpit

As grandes capacidades do Lamborghini SC18 serão apreciadas no habitáculo pelo privilegiado ocupante da posição de condução, que terá ao seu dispor um banco desportivo também ele em fibra de carbono, integrado na tonalidade interior em Alcantara preta com costuras contrastantes em vermelho Alala. Um sistema de telemetria do mais completo que pode haver manterá o incentivo a voltas cada vez mais rápidas enquanto o exclusivo SC18 pintado neste cinzento Grigio Daytona com detalhes em vermelho vai rasgando o ar com a velocidade e a voz do V12. Privilégios… Neste caso só para um.

Lamborghini SC 18

Motor: V12 atmosférico; 6498 cc; 770 cv/8500 rpm

Binário: 720 Nm/6750 rpm

Carroçaria: Fibra de carbono

Distância ao solo: 109 mm

Desempenho: menos de 2,8 s 0-100 km/h

Produção: 1 unidade

Artigo publicado na Revista Turbo 448, de janeiro de 2019. Descubra os nosso ensaios, todos os meses na banca e também na nossa edição online