Quando se fala de supercarros exclusivos, ninguém consegue ser ainda mais singular do que o Miura SVR, já que somente foi produzido este exemplar agora restaurado. Este é um carro com tanto carisma que até inspirou uma BD no Japão… A Lamborghini revelou hoje um dos mais estupendos trabalhos de restauro do Polo Storico. Tratou-se da recuperação do Miura SVR, carro único nascido originalmente como um "S" em 1968 e que depois ganhou este visual final em 1974. E se o Lamborghini Miura já é um estupendo desportivo (para muitos o superdesportivo moderno original…), o seu visual sai ainda mais enriquecido com as várias alterações introduzidas. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/513779.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/513780.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/513781.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/513782.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/513783.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/513784.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/513785.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/513786.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/513787.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/513788.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/513789.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/513790.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/513791.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/513792.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/513790-1111.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/513790-22222.jpg] Tudo começa, curiosamente, com um outro modelo histórico mas que teve um final trágico. Trata-se do Miura Jota, desenvolvido pelo piloto de testes Bob Wallace e que acabou por ficar destruído, um carro mais leve graças à troca do aço pelo alumínio em parte do chassis e que recebeu ainda alterações estéticas, melhorias na suspensão e um aumento de potência. O impacto foi tanto que, após o desaparecimento do Miura Jota, os pedidos de muitos clientes deram origem aos exclusivos Miura SVJ e também ao ainda mais exclusivo Miura SVR. Este carro único nasce como um Miura P400S em 1968, com uma pintura em tons verdes bem distinta do vermelho que agora ostenta. Ele foi apresentado ao público no 50º Salão de Turim e depois adquirido por um cliente a 30 de novembro desse mesmo ano. Ele tem o chassis #3781, o motor 2511 e a carroçaria nº 383. Trocou de proprietário várias vezes até que o alemão Heinz Straber o comprou, no ano de 1974, requisitando posteriormente a Sant'Agatta Bolognese a transformação no Miura SVR. Um extenso trabalho que demorou um ano e meio a completar. Após receber o visual que hoje ostenta (novamente com todo o esplendor graças ao trabalho do Polo Storico), o carro foi adquirido por Hiromitsu Ito, que o levou para o Japão. Aqui o seu impacto foi imediato, com os nipónicos a ficarem tão espantados que este Lamborghini acabou por inspirar uma banda desenhada. E o seu legado tornou-se ainda mais marcante quando a fabricante de réplicas Kyosho o escolheu para uma miniatura que almejou grande sucesso. O que permitiu ao Miura SVR garantir ainda mais importância na história da marca e do mundo automóvel… O trabalho agora desenvolvido pelo Polo Storico não foi tão complicado como a transformação de 1974, mas ainda assim há que referir o desafio que existe quando se recebe um carro totalmente dividido nas várias peças, como foi o caso. Ainda assim, após a montagem foi somente necessário ligeiras alterações, que pretendiam aumentar a segurança do proprietário quando leva a viatura a várias exibições em circuitos. Para esse fim, o restaurado Miura SVR acabou por ganhar um cinto de segurança de quatro pontos, bancos com maiores apoios e ainda uma roll cage desmontável. O resto do trabalho foi apenas recuperar todo o charme histórico do passado…