Porque os objectivos são para ser cumpridos, a Lamborghini acaba de concretizar o último desafio a que se propôs: conquistar Pikes Peak. O que fez com a mais recente variante do Urus, que assim se tornou o SUV mais rápido a fazer os 20 km e 156 curvas da mais famosa rampa nos EUA.
Ainda antes daquela que será a sua apresentação oficial ao mercado, a nova variante do SUV Urus acrescenta, assim, uma respeitável marca ao seu cartão de visita, ao conseguir terminar a famosa rampa de Pikes Peak, em apenas 10 minutos, 32 segundos e 64 milésimos de segundo.
Com o piloto de testes da Pirelli, Simone Faggioli, ao volante, que já era também o detentor do recorde para modelos de tracção traseira, o SUV da Lamborghini estabeleceu, com este tempo, um novo recorde para propostas SUV de produção em série. Que, segundo a marca italiana, só não foi tentado durante a corrida oficial que todos os anos decorre na subida norte-americana, por questões comerciais, relacionadas com o facto do modelo ainda não ter sido desvendado.
Ainda assim e com a tradicional camuflagem que habitualmente "esconde" os protótipos do fabricante de Sant'Agata Bolognese, o novo Urus cumpriu o mesmo percurso da corrida, com uma inclinação média de 7% e com meta colocada a 4.302 metros de altitude. Tendo o tempo sido registado pela cronometragem oficial da Subida Internacional de Pikes Peak.
LEIA TAMBÉM
É a caça ao recorde! Lamborghini mostra o Urus com que vai atacar Pikes Peak
Ao fazer a marca de 10:32.064, o Lamborghini Urus suplantou o Bentley Bentayga, até aqui o SUV mais rápido a subir Pikes Peak, depois de, em 2018, ter feito o tempo de 10:49.902.
"A decisão de nos testarmos em Pikes Peak reflete o espírito da Lamborghini de 'esperar o inesperado', e demonstra o excelente nível de performance do novo Urus, a apresentar brevemente", comentou, no final, o Chief Technical Officer da Automobili Lamborghini, Rouven Mohr. Recordando que, "Pikes Peak é a mais famosa rampa do mundo, além de ser extremamente exigente para o automóvel: o piso irregular do traçado testa o equilíbrio do chassi; as significativas diferenças de altitude exigem muito do motor; e as condições climatéricas podem variar muito rapidamente entre a partida e a linha de chegada".
Ainda sobre o Urus que passa a ser o novo recordista de Pikes Peak, manteve o conhecido V8 biturbo, apresentando como únicas novidades e apenas por razões de segurança, uma gaiola de protecção, banco do condutor de competição com cintos de segurança de seis pontos e um sistema de extinção de incêndios.
Quanto aos pneus utilizados, com medidas 285/40 R22 à frente e 325/35 R22 atrás, são uma evolução dos Pirelli P Zero Trofeo R do Urus, tendo sido desenvolvidos pela marca italiana de pneumáticos, em cooperação com a Lamborghini.