Lamborghini obteve melhor resultado de sempre em 2024

A gama híbrida contribuiu para o melhor resultado de sempre da Lamborghini em 2024 com 10 687 veículos entregues dos seus modelos: Revuelto, Huracán e Urus. 33 automóveis desportivos da marca italiana vieram para Portugal.

O ano de 2024 ficará assinalado para da história da Lamborghini como o melhor de sempre, com um total de 10 687 unidades entregues, o que corresponde a um crescimento de 6% face a 2023.

O fabricante italiano de automóveis desportivos de luxo, detido pelo Volkswagen Group, não tem dúvidas em reivindicar que este resultado confirma o êxito das estratégia de 360º da empresa, assente na inovação e na excelência da marca.

 “2024 foi um ano de crescimento permanente para a Automobili Lamborghini, em linha com a tendência positiva dos últimos anos: um feito que reflete o vínculo cada vez mais forte que temos com os nossos clientes, e o crescente interesse pela nossa marca evisenciado pelas novas gerações”, sublinha Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Automobili Lamborghini.

“Num período de transformação, introduzimos modelos que ganharam o selo de aprovação por para do público, refletindo o nosso empenho em superar sempre os limites e as expectativas, ao mesmo tempo estando centrados no desenvolvimento sustentável”, explica o responsável.

“Os resultados evidenciam o sucesso do equilíbrio estratégico entre a oferta e a procura, juntamente com uma carteira de encomendas bem calibrada, reforçando a apetência pela marca e o valor residual dos nossos produtos,” acrescenta Stephan Winkelmann.

Crescimento equilibrado

A região EMEA continua a ser aquela com mais unidades vendidas, tendo sido entregues 4227 automóveis, seguindo-se as Américas, com 3712 e a APAC (Ásia-Pacífico), com 2748 unidades. Em Portugal, a Lamborghini matriculou 33 unidades, o que corresponde a um crescimento de 97,4% face a 2023, asno em que entregou 17 automóveis.

Por modelos, a Lamborghini refere que se verificou um crescimento equilibrado, com o lugar de topo a ser ocupado pelo Revuelto, o primeiro superdesportivo V12 híbrido HPEV produzido em Sant’Agata Bolognese.

Desde a sua apresentação, em março de 2023, captou a atenção e o interesse de clientes de todo o mundo. Internacionalmente reconhecido pela sua excecional performance e pelo seu design arrojado, o Revuelto assegurou uma sólida carteira de encomendas que se estende até finais de 2026.

O Huracán desempenhou igualmente um papel importante nos resultados de 2024. Com a produção das últimas unidades ainda em curso, e entregas previstas ao longo de 2025, nas suas cinco versões – Sterrato, EVO Spyder, Tecnica, STO e STJ –, o Huracán aproxima-se do final do seu ciclo de vida, e o seu sucessor já é conhecido, o Temerario.

Temerario estreado em 2024

Revelado em agosto de 2024, durante a Monterey Car Week, nos EUA, o Temerario conquistou enorme atenção graças ao seu design inovador, e às suas características tecnológicas de classe mundial, estabelecendo-se como um verdadeiro “Fuoriclasse”.

Igualmente importante para a Lamborghini é o Urus, cuja oferta foi reforçada com a apresentação em abril de 2024 no Salão Automóvel de Pequim da versão híbrida plug-in Urus SE, que vem substituir as versões Urus S e Performante.

Além de ter sido um ano recorde para a Lamborghini, o ano de 2024 foi igualmente um ponto de viragem. Ao longo de 18 meses, a marca apresentou três novos modelos e completou a transição para uma gama totalmente híbrida, em linha com a sua estratégia Direzione Cor Tauri, tornando-se no primeiro fabricante de superdesportivos do mundo a oferecer um portfólio totalmente eletrificado.