Abram alas! Sián Roadster é o Lamborghini mais potente de sempre

O Lamborghini mais potente de sempre. Esta é a definição da marca italiana para o Sián Roadster, um superdesportivo sem tejadilho.

O Lamborghini mais potente de sempre. Esta é a definição da marca italiana para o Sián Roadster, um superdesportivo sem tejadilho que combina um motor V12 e um motor elétrico, para oferecer uma potência de 819 cv, e acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 2,9 segundos. As 19 unidades desta edição limitada já estão todas vendidas.

A Lamborghini acaba de apresentar a sua interpretação de um superdesportivo que combina o design de um coupé com o tejadilho aberto de um roadster.

Trata-se do Sián Roadster, desenvolvido a partir do emblemático e motor V12 da Lamborghini. O seu caráter exclusivo é sublinhado pelo facto de ser produzido numa edição limitada a apenas 19 unidades, todas já vendidas.

O presidente da Automobili Lamborghini, Stefano Domenicali, não tem dúvidas em afirmar que o "Sián Roadster concentra o espírito da Lamborghini", acrescentando que consiste na "síntese perfeita entre um design impressionante e prestações extraordinárias".

As 19 unidades do Lamborghini Sián Roadster já estão vendidas
As 19 unidades do Lamborghini Sián Roadster já estão vendidas

Mantendo o design futurista do coupé, o Sián Roadster acrescenta uma nova pureza de formas graças ao habitáculo aberto típico de um roadster.

A marca italiana refere que a vista superior evoca a "emblemática linha de periscópio, inspirada no primeiro Countach, que percorre diagonalmente o habitáculo até à zona do eixo traseiro, culminando nas condutas aerodinâmicas destinadas a canalizar o ar, situadas atrás do condutor e passageiro".

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O design puro e depurado exprime a sua eficácia aerodinâmica e toda a sua dotação tecnológica: o fluxo de ar é dirigido através dos splitter e do capot dianteiro, percorrendo as entradas e saídas de ar laterais, sendo depois escoado sobre o defletor traseiro, sem perdas de eficiência aerodinâmica devido ao cockpit aberto.

As aletas de refrigeração ativas posterior utilizam uma tecnologia única de materiais, patenteada pela Lamborghini: a ativação destas aletas é desencadeada pela reação destes materiais inteligentes à temperatura gerada pelo sistema de escape, o que lhes permite girar para proporcionarem uma solução de refrigeração elegante, mas, ligeira.

Combinação do design de um coupé com um roadster
Combinação do design de um coupé com um roadster

O desenho da secção traseira do veículo incorpora o padrão hexagonal caraterístico da Lamborghini, com as seis luzes posteriores hexagonais inspiradas no Countach. O defletor traseiro está integrado na carroçaria, elevando-se apenas durante a condução, para melhorar as prestações.

Sistema híbrido com 819 cv

O Sián Roadster estreia um sistema híbrido que combina o motor V12 com um novo grupo motopropulsor, que integra um motor elétrico de 48V com 34 cv na caixa de velocidades para garantir uma resposta imediata e melhores prestações.

O novo sistema irá ser responsável pelo consumo exclusivo de energia elétrica nas manobras a baixa velocidades, designadamente em márcha-atrás e estacionamento.

O sistema de armazenamento de energia elétrica está a cargo de um supercondensador, que oferece uma capacidade dez vezes superiores à de uma bateria de iões de lítio. O sistema está localizado entre o habitáculo e o motor para proporcionar uma melhor distribuição de peso.

A combinação do motor V12 da Lamborghini, com válvulas de admissão em titânio, que desenvolve uma potência máxima de 785 cv às 8500 rpm, com o motor elétrico de 34 cv, permite a disponibilização de uma potência combinada de 819 cv. Isto permite ao Sián Roadster acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 2,9 segundos e alcançar uma velocidade máxima superior a 350 km/h.

Travagem regenerativa

O superdesportivo híbrido da Lamborghini conta ainda com um sistema de travagem regenerativo que permite recuperar a energia cinética e armazená-la num supercondensador.

Ao contrário das baterias de iões de lítio, este sistema carrega e descarrega com a mesma potência, permitindo recuperar por completo a energia sempre que a viatura trava.

A energia armazenada aumenta de imediato a potência disponível, permitindo ao condutor usufruir de forma imediata do aumento de binário em aceleração até aos 130 km/h. Nessa altura, o motor elétrico é automaticamente desconectado.

O motor elétrico também permitir compensar a perda de binário típica de um motor de combustão quando se engrena uma velocidade, eliminando as sacudidelas sentidas pelo condutor ao ser impulsionado contra o banco em aceleração.