O Lamborghini mais potente de sempre. Esta é a definição da marca italiana para o Sián Roadster, um superdesportivo sem tejadilho que combina um motor V12 e um motor elétrico, para oferecer uma potência de 819 cv, e acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 2,9 segundos. As 19 unidades desta edição limitada já estão todas vendidas.
A Lamborghini acaba de apresentar a sua interpretação de um superdesportivo que combina o design de um coupé com o tejadilho aberto de um roadster.
Trata-se do Sián Roadster, desenvolvido a partir do emblemático e motor V12 da Lamborghini. O seu caráter exclusivo é sublinhado pelo facto de ser produzido numa edição limitada a apenas 19 unidades, todas já vendidas.
O presidente da Automobili Lamborghini, Stefano Domenicali, não tem dúvidas em afirmar que o "Sián Roadster concentra o espírito da Lamborghini", acrescentando que consiste na "síntese perfeita entre um design impressionante e prestações extraordinárias".
Mantendo o design futurista do coupé, o Sián Roadster acrescenta uma nova pureza de formas graças ao habitáculo aberto típico de um roadster.
A marca italiana refere que a vista superior evoca a "emblemática linha de periscópio, inspirada no primeiro Countach, que percorre diagonalmente o habitáculo até à zona do eixo traseiro, culminando nas condutas aerodinâmicas destinadas a canalizar o ar, situadas atrás do condutor e passageiro".
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O design puro e depurado exprime a sua eficácia aerodinâmica e toda a sua dotação tecnológica: o fluxo de ar é dirigido através dos splitter e do capot dianteiro, percorrendo as entradas e saídas de ar laterais, sendo depois escoado sobre o defletor traseiro, sem perdas de eficiência aerodinâmica devido ao cockpit aberto.
As aletas de refrigeração ativas posterior utilizam uma tecnologia única de materiais, patenteada pela Lamborghini: a ativação destas aletas é desencadeada pela reação destes materiais inteligentes à temperatura gerada pelo sistema de escape, o que lhes permite girar para proporcionarem uma solução de refrigeração elegante, mas, ligeira.
O desenho da secção traseira do veículo incorpora o padrão hexagonal caraterístico da Lamborghini, com as seis luzes posteriores hexagonais inspiradas no Countach. O defletor traseiro está integrado na carroçaria, elevando-se apenas durante a condução, para melhorar as prestações.
Sistema híbrido com 819 cv
O Sián Roadster estreia um sistema híbrido que combina o motor V12 com um novo grupo motopropulsor, que integra um motor elétrico de 48V com 34 cv na caixa de velocidades para garantir uma resposta imediata e melhores prestações.
O novo sistema irá ser responsável pelo consumo exclusivo de energia elétrica nas manobras a baixa velocidades, designadamente em márcha-atrás e estacionamento.
O sistema de armazenamento de energia elétrica está a cargo de um supercondensador, que oferece uma capacidade dez vezes superiores à de uma bateria de iões de lítio. O sistema está localizado entre o habitáculo e o motor para proporcionar uma melhor distribuição de peso.
A combinação do motor V12 da Lamborghini, com válvulas de admissão em titânio, que desenvolve uma potência máxima de 785 cv às 8500 rpm, com o motor elétrico de 34 cv, permite a disponibilização de uma potência combinada de 819 cv. Isto permite ao Sián Roadster acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 2,9 segundos e alcançar uma velocidade máxima superior a 350 km/h.
Travagem regenerativa
O superdesportivo híbrido da Lamborghini conta ainda com um sistema de travagem regenerativo que permite recuperar a energia cinética e armazená-la num supercondensador.
Ao contrário das baterias de iões de lítio, este sistema carrega e descarrega com a mesma potência, permitindo recuperar por completo a energia sempre que a viatura trava.
A energia armazenada aumenta de imediato a potência disponível, permitindo ao condutor usufruir de forma imediata do aumento de binário em aceleração até aos 130 km/h. Nessa altura, o motor elétrico é automaticamente desconectado.
O motor elétrico também permitir compensar a perda de binário típica de um motor de combustão quando se engrena uma velocidade, eliminando as sacudidelas sentidas pelo condutor ao ser impulsionado contra o banco em aceleração.