Despoletado o processo que conduzirá à eletrificação da totalidade da gama, a Lamborghini tem como, agora, como próximo "alvo", o modelo Huracán. Superdesportivo equipado com um imponente V10 e que, por estar em final de vida, deverá conhecer em breve novo sucessor. O qual, entre outras novidades, promete trazer um V8 Turbo totalmente inovador!
A notícia foi inicialmente avançada pelo site Motortrend, referindo, desde logo, que, ao invés do já conhecido V10 naturalmente aspirado, o sucessor do Lamborghini Huracán deverá apresentar-se ao mundo com um revolucionário sistema de propulsão. Mais concretamente, baseado num V8 equipado com dois turbocompressores, a funcionar de uma forma totalmente inovadora.
Segundo a mesma publicação, este bloco V8, ao invés de utilizar a turbocompressão segundo aquela que é a forma tradicional, começa, sim, por recorrer à eletrificação, de forma uma aceleração mais potente, até cerca das 7.000 rpm.
Uma vez atingido esse patamar, é que os turbocompressores entram em acção, assumindo a responsabilidade de garantir ainda maior impulsão e ponta final, até cerca das 10.000 rpm.
De acordo com estas informações, tal solução permitirá, por exemplo, que o sucessor do atual Huracán continue a ter um desempenho, em termos de aceleração, muito idêntico à de um desportivo com motor de combustão naturalmente aspirado, pelo menos, até à entrada em acção dos turbos.
Revolução também nos motores elétricos
Ainda de acordo com as mesmas fontes a que a Motortrend teve acesso, as novidades no trem de força do futuro Huracán - ainda não é certo que o carro mantenha o mesmo nome... - não se esgotarão, no entanto, nesta nova solução, mas trarão, igualmente, um novo motor elétrico de fluxo axial. O qual, encaixado entre o motor de combustão e a transmissão, funcionará quase como se de um superalimentador (supercharger) elétrico se tratasse.
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Aliás e especialmente no caso dos mais incrédulos, vale a pena recordar que a Lamborghini é uma marca conhecida por tentar encontrar soluções diferentes, para problemas com que a generalidade do mercado se depara. Sendo que e como exemplo, basta recordar a inovação apresentada pela marca de Sant'Agata Bolognese, no caso do Sián FKP 37 - modelo que, ao invés de utilizar uma mais normal bateria para armazenar energia, recorre a supercapacitadores.
Trem de força novo, plataforma igual
Mas se, no caso do sistema de propulsão, a Lamborghini pode estar a preparar, efectivamente, mais uma "revolução", já no que concerne à plataforma, as informações recolhidas pela Motortrend referem que a opção dos responsáveis da marca passa por manter a arquitectura do atual Huracán, atualizando-a.
Na base desta decisão, estarão não só os custos que o desenvolvimento do novo sistema de propulsão exige, como também o facto de, segundo os especialistas, a atual plataforma ainda não estar esgotada. Permitindo não apenas um ligeiro crescimento nas dimensões, como forma de acomodar as baterias, como também uma evolução, quer em termos de redução de peso, quer ainda em termos de agilidade.