Com o objetivo de preencher o espaço entre o EVO de produção e o STO de circuito, a Lamborghini desenvolveu o Huracán Tecnica, concebido e desenvolvido para o melhor dos dois mundos e para concorrer com o Porsche 911 GT3.
O novo Huracán Tecnica foi projetado para ser a versão mais versátil e ambiciosa deste supercarro de tração traseira, equipado com motor V10 atmosférico. A marca italiana diz mesmo que foi "desenvolvido para os pilotos que buscam diversão ao volante e perfeição em termos de estilo de vida, tanto em estrada como em circuito".
A designação Tecnica sublinha a "avançada evolução da excelência técnica do Huracán", enquanto o visual, vagamente inspirado no Lamborghini Sián FKP 37, foi otimizado aerodinamicamente para proporcionar uma melhor performance, estabilidade e facilidade de utilização, designadamente em circuito.
O Huracán Tecnica recebe o motor V10 aspirado de 5,2 litros que viu a potência aumentar 30 cv para 640 cv face ao Huracán EVO de tração traseira, enquanto o binário máximo de 565 Nm está disponível às 6500 rpm.
Com um peso em vazio de 1379 kg, o Tecnica alcança uma relação peso/potência de 2,15 kg/cv, conseguindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,2 segundos. O aumento de potência é acompanhado de uma sonoridade do motor melhorada e mais acutilante a alto regime, ao passo que, no interior, o Tecnica oferece um melhorado conforto acústico.
Três modos de condução
O coração Huracán Tecnica é o sistema LDVI (Lamborghini Dinamica Veicolo Integrata), que controla todas as vertentes do comportamento dinâmico do automóvel, ao integrar os sistemas e os ajustes do veículo, por forma a proporcionar um controlo avançado e em tempo real do mesmo, para uma perfeita dinâmica de condução.
O Tecnica de tração traseira incorpora um eixo traseiro direcional, com uma relação de direção muito direta e vectorização de binário, juntamente com um sistema de controlo eletrónico de tração e estabilidade Performance Traction Control System (P-TCS) modificado, e um ajuste de suspensão específico para o Tecnica.
Dependendo do modo de condução selecionado – Strada, Sport ou Corsa –, cada sistema dinâmico é calibrado no Tecnica para proporcionar uma resposta altamente diferenciada em cada ambiente.
No modo Strada, a direção às rodas traseiras proporciona estabilidade e manobrabilidade, sendo complementada pela vectorização do binário e pelo P-TCS. O motor e a caixa de velocidades estão ambos ajustados para uma condução confortável no dia a dia em qualquer situação.
Travões carbono-cerâmicos
Quando o modo Sport está selecionado, a máxima diversão ao volante provém da sobreviragem melhorada do eixo traseiro direcional, e dos limites aumentados do P-TCS em termos de deslizamento, ao passo que a vectorização de binário garante a agilidade e a capacidade de resposta do Tecnica às mãos do condutor.
O motor altamente responsivo responde de forma imediata à mínima pressão sobre o acelerador, e a caixa de velocidades de sete relações proporciona trocas de mudança tácteis e emocionantes.
No modo Corsa, o Tecnica responde a todos as instruções do condutor com extrema precisão. A unidade motriz está calibrada para proporcionar uma resposta otimizada ao acelerador, orientada para circuito, e as mais rápidas trocas de mudança, com o Tecnica a exibir as máximas precisão e agilidade de todos os sistemas através do LDVI, incluindo a máxima aderência lateral e longitudinal, garantidas pela vectorização de binário e pelo P-TCS, respetivamente.
As elevadas prestações são acompanhadas por uma gestão da refrigeração dos travões, inspirada na experiência da Lamborghini nos circuitos, oferecendo uma performance de travagem consistentemente melhor, tanto em estrada como em pista.
Os travões carbono-cerâmicos do Tecnica adotam deflectores de refrigeração e condutas das pinças especificamente desenhados, que dirigem o fluxo de ar para os discos para maximizar a dissipação do calor, e reduzir as temperaturas do fluído dos travões e o alongamento do curso do pedal de travão: a redução das temperaturas dos discos também favorece o consumo das pastilhas de travão.
Design aerodinâmico
O Huracán Tecnica foi projetado para combinar eficiência aerodinâmica e a engenharia de baixo peso energizam cada elemento, mantendo ao mesmo tempo uma distinta elegância, com o Tecnica a distinguir-se claramente dos seus outros congéneres da gama Huracán.
O estilo exterior é dominado por uma poderosa secção frontal, orientada para o interior, com ombros musculados, que se une a um capot ligeiro, integralmente construído em fibra de carbono.
LEIA TAMBÉM
Melhor ano de sempre! Lamborghini arrasa em 2021 com recorde nas vendas
Um novo para-choques, com o desenho em Ypsilon preto do Terzo Millennio, incorpora uma cortina de ar pela primeira vez num Huracán. Um novo splitter dianteiro, comn lâminas mais baixas e abertas, que dirigem o ar através das rodas, contribui uma uma downforce e para uma refrigeração melhoradas. A cor preta na base do para-brisas aumenta a sensação de ligeireza.
Com mais 6,1 centímetros de comprimento do que o Huracán EVO, mas com a mesma altura e largura, o Tecnica mantém o ar de família da gama, mas parece mais baixo e largo, com uma silhueta inspirada na linha do Essenza SCV12. O preto do caraterístico Ypsilon dianteiro prossegue ao longo dos flancos do automóvel, até às tomadas de ar laterais, enfatizando a vitalidade dinâmica do veículo, enquanto que o tejadilho na cor da carroçaria pode, em opção, ser, também, pintado de preto.
Melhoria de 35% no downforce
A secção traseira incorpora um novo para-choques, com uma entrada de ar otimizada; um difusor pintado na cor da carroçaria ou, opcionalmente, em preto; e combina novas ponteiras de escape hexagonais, que emitam a melhorada melodia da unidade motriz do Tecnica.
Se, esteticamente, a asa traseira fixa completa as linhas únicas do Tecnica, o seu design aerodinâmico contribui, essencialmente, para uma melhoria de 35% da downforce traseira, por comparação com o Huracán EVO RWD.
Além disso garante , além de garantir que não existe um aumento da resistência aerodinâmica, a qual foi reduzida em 20%, melhorando o equilíbrio aerodinâmico, e favorecendo a estabilidade em travagem e a velocidade de passagem em curva. O fundo da carroçaria do Tecnica também foi otimizado com novos deflectores aerodinâmicos, para uma melhorada eficiência aerodinâmica.
As novas jantes Damiso de 20" com corte diamantado, inspiradas no Lamborghini Vision GT, possuem um desenho hexagonal e estão equipadas com pneu Bridgestone Potenza Sport.
Habitáculo para o condutor
O habitáculo foi otimizado para uma utilização do Huracán Tecnica tanto em estrada como em pista. Os bancos desportivos ajustáveis em altura mergulham o piloto no seu cockpit. Opções adicionais incluem portas de baixo peso; um arco traseiro e porcas das rodas em titânio ligeiro; e cintos de segurança com arnês, para aqueles que com maior regularidade rumam aos circuitos.
A interface HMI, por sua vez, é exclusiva do Tecnica. O painel de instrumentos reduz as cores e facilita a leitura num novo e grande "arco" defronte do piloto. O ecrã da consola central coloca à disposição dos ocupantes do habitáculo os elementos de diversão ao volante, incluindo a exibição, em tempo real, das funções LDVI, assim como todas as funções de conectividade, incluindo Apple CarPlay, Android Auto e Amazon Alexa. Inspirado pelo STO, o HMI inclui telemetria conectada e um diário de bordo dos percursos e dos tempos por volta, tudo conectado à App UNICA.
As opções de cor e de acabamentos, de série e opcionais, prestam-se tanto a especificações orientadas para o luxo como a outras mais desportivas. Juntamente com oito cores exteriores de série, existem mais de 200 opções de pinturas adicionais disponíveis através do programa Ad Personam, assim como um novo acabamento interior em Alcantara específico para o Tecnica, e outras opções exclusivas, como os desenhos e cores das costuras, e o motivo "Tecnica" bordado nos encostos de cabeça.