Depois de, ainda no início deste ano, ter apresentado a estratégia Direzione Cor Tauri, com a qual pensa chegar ao final de 2024 com a sua gama totalmente eletrificada, a Lamborghini pode, agora, estar já a preparar o seu primeiro modelo 100% elétrico (EV): um Gran Turismo, elaborado segundo uma configuração 2+2, cuja chegada ao mercado deverá acontecer em 2025 ou 2027.
A notícia foi avançada pela norte-americana Automotive News, recordando que, desta nova estratégia, faz também parte o lançamento de um novo e quarto modelo, que a Lamborghini assumiu pretender dar a conhecer na segunda metade da década. Ou seja, a partir de 2025.
Embora, para já, pouco se saiba sobre este novo modelo, a mesma publicação garante que este novo Lamborghini, concebido com as linhas de um Gran Turismo e numa configuração de dois lugares à frente e apenas dois atrás (2+2), estará já ser desenvolvido. Com a particularidade de, neste esforço, estar envolvida, não somente a Lamborghini, como também a Audi e a Porsche, duas outras marcas do universo Volkswagen.
Finalmente, as notícias apontam no sentido de que o primeiro Lamborghini EV será baseado na já anunciada nova plataforma Scalable Systems Platform (SSP), a qual deverá substituir, no seio do grupo Volkswagen, não uma, mas várias arquitecturas atualmente em utilização: MQB, MSB, MLB, MEB e PPE.
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Aliás, a Volkswagen já anunciou que esta nova plataforma deverá ficar pronta em 2026, apresentando como característica dominante o facto de ser "altamente escalável". Permitindo, assim e segundo previsões do construtor alemão, que mais de 40 milhões de veículos possam vir a utilizá-la, ao longo do seu período de vida.
Aquando do anúncio desta nova plataforma, foi o próprio CEO da Audi, Markus Duesmann, que garantiu que, "apresentar a SSP significa exaltar os nossos pontos-fortes em termos de plataformas e desenvolver as nossas capacidade no sentido de maximizar sinergias entre segmentos e marcas. A longo prazo, a nossa SSP ajudará a reduzir significativamente a complexidade em termos de mecatrónica", assim como "em CAPEX [despesas de capital], Pesquisa e Desenvolvimento e custos unitários, quando comparado com outras soluções, como a MEB ou a PPE". Permitindo, também, ao grupo "alcançar as suas metas financeiras".