Chega em 2028. Lamborghini EV será mais versátil graças à maior altura ao solo

No caminho para a eletrificação, a Lamborghini anuncia o seu primeiro EV como mais uma proposta mais versátil para uso no dia-a-dia.

No caminho da eletrificação, a Lamborghini continua a divulgar informações relacionadas com o objectivo de eletrificação da totalidade da sua gama. Transformação que será concretizada com o primeiro EV de Sant'Agata Bolognese e que, segundo revelou agora o CEO da marca, será uma proposta muito mais apta e versátil para a utilização no dia-a-dia.

A revelação foi feita pelo CEO da Lamborghini, Stephan Winkelmann, durante uma conversa com a revista britânica Auto Express, na qual o alemão garantiu que o futuro quarto modelo da marca do touro enraivecido será uma proposta "muito mais versátil em termos de utilização no dia-a-dia", graças, desde logo, "a uma maior altura ao solo". Afirmação que, diga-se, faz pensar que possa ser algo próximo de crossover, ainda que não igual ao best-seller Urus.

De resto e ainda segundo Winkelmann, o modelo exibirá, também a exemplo do Urus, uma configuração interior do tipo 2+2, embora e neste caso, com apenas duas portas.

O primeiro EV da Lamborghini vai ter ser uma proposta mais versátil para utilização no dia-a-dia
O primeiro EV da Lamborghini vai ter ser uma proposta mais versátil para utilização no dia-a-dia

Sobre o desenvolvimento desta nova proposta 100% elétrica, o gestor alemão diz ainda acreditar que, o facto da Lamborghini estar inserida no Grupo Volkswagen, ajudará não só a acelerar processos, como a reduzir custos. Algo que, de resto e conforme Winkelmann faz também questão de recordar, já aconteceu no Urus, o qual utiliza, por exemplo, a mesma plataforma MLB Evo de propostas como o Bentley Bentayga, o Porsche Cayenne, o Audi Q7/Q8 e o Volkswagen Touareg.

LEIA TAMBÉM
Lamborghini Urus S chega com mais potência e sofisticação

No caso do EV, o mais certo é que a marca de Sant'Agata Bolognese recorre à mesma arquitectura Scalable Systems Platform que o grupo está, atualmente, a desenvolver, e que servirá de base, entre outros, à berlina 100% elétrica da Volkswagen, para já conhecida como Trinity, cujo lançamento está previsto para 2026. Ou seja, dois anos antes da chegada do primeiro modelo zero emissões da Lamborghini, o qual está previsto para 2028.

A união "perfeita" entre o ADN da marca e a propulsão elétrica

Ainda relativamente às questões técnicas, o diretor técnico da Lamborghini, Rouven Mohr, defendeu, em declarações à mesma publicação, a forma "perfeita" como aqueles que são os "pilares centrais" da marca, acabam se conjugando com a mobilidade elétrica, permitindo, através também da integração de soluções como a fibra de carbono ou das baterias como parte estrutural do carro, "muito mais graus de liberdade no design, isto numa perspectiva da aerodinâmica."

O director técnico da Lamborghini acredita que a eletrificação casa de forma perfeita com aqueles que são os genes da marca de Sant'Agata Bolognese
O director técnico da Lamborghini acredita que a eletrificação casa de forma perfeita com aqueles que são os genes da marca de Sant'Agata Bolognese

De resto, Mohr garantiu, inclusivamente, que os engenheiros da Lamborghini encontraram uma solução capaz de atenuar o peso extra que os veículos elétricos naturalmente transportam, deixando desde já a garantia de que os clientes não se irão queixar de que os carros se tornaram demasiado pesados.