Previsto para 2028. Primeiro Lamborghini EV será um crossover 2+2

Anunciada a transição para uma mobilidade elétrica e eletrificada, a Lamborghini prepara o primeiro EV, um crossover 2+2 agendado para 2028.

Anunciada a transição para uma mobilidade elétrica e eletrificada, a Lamborghini prepara já o seu primeiro modelo 100% elétrico, EV que adoptará a forma de um crossover, com uma configuração interior 2+2, mas que só deverá chegar ao mercado em 2028.

A revelação daqueles que são, no fundo, as primeiras informações oficiais daquele que será também o primeiro Veículo Elétrico com o emblema do touro enraivecido, foi feita pelo próprio CEO da Automobili Lamborghini, Stephan Winkelmann, em entrevista à britânica Autocar. Acrescentando que, ao futuro quarto elemento da gama da Lamborghini, seguir-se-á a segunda geração do famoso Urus... também ela apenas e só elétrica.

Apesar desta decisão, pelos vistos, já assumida e sentenciada, não deixa de ser igualmente curioso o facto de, no caso dos atuais superdesportivos da marca de Sant'Agata Bolognese, como o Huracán e o Aventador, a estratégia passar pela manutenção, durante, pelo menos, as duas próximas gerações, dos motores de combustão, ainda que conjugados com componentes elétricas de carregamento em tomada.

Ao contrário dos SUV, os superdesportivos da Lamborghini deverão manter os motores de combustão... eletrificados
Ao contrário dos SUV, os superdesportivos da Lamborghini deverão manter os motores de combustão... eletrificados

Sobre estes dois modelos, a revista britânica recorda, ainda, que, a próxima geração do Huracán, está prevista já para 2023, ao passo que o próximo Aventador, só deverá chegar lá mais para o final da década. Prazos que deverão levar a que ambos estejam em comercialização, com motores de combustão, em 2035, ano a partir do qual a União Europeia pretende colocar um ponto final na comercialização deste tipo de motores.

LEIA TAMBÉM
Nome para o primeiro EV? Lamborghini regista 'Revuelto' com novos dados

Ainda sobre este tema, Winkelmann recorda não só o facto de, apesar do recente crescimento nos volumes de produção e vendas, a Lamborghini continuar um fabricante de baixos volumes, o que a coloca ao abrigo de uma legislação especial, como também as conversações que decorrem sobre a utilização de combustíveis sintéticos. Solução que a marca acredita poder ajudar a alcançar as metas em termos de emissões.

Crossover EV inspirado no Estoque

Quanto aos elétricos, que o CEO da marca de Sant'Agata Bolognese assume pretender lançar "até 2030", alguns rumores apontam no sentido de que, por exemplo, o futuro crossover 2+2, vá buscar inspiração ao Lamborghini Estoque Concept revelado em 2008, mas que nunca passou à produção. Embora já não com a postura original de um saloon, mas, sim, com um posicionamento SUV.

O Lamborghini Estoque Concept... apresentado, em 2008, pelo próprio Winkelmann
O Lamborghini Estoque Concept... apresentado, em 2008, pelo próprio Winkelmann

Ainda no campo das especulações, a Autocar avança que este novo modelo EV poderá ter apenas duas portas, desde logo, em virtude de ter como base a mesma plataforma Artemis desenvolvida, tanto para a Audi, como para a Bentley. E que, no caso desta última, servirá, inclusivamente, de base a toda a futura família de propostas elétricas.