Anunciada a transição para uma mobilidade elétrica e eletrificada, a Lamborghini prepara já o seu primeiro modelo 100% elétrico, EV que adoptará a forma de um crossover, com uma configuração interior 2+2, mas que só deverá chegar ao mercado em 2028.
A revelação daqueles que são, no fundo, as primeiras informações oficiais daquele que será também o primeiro Veículo Elétrico com o emblema do touro enraivecido, foi feita pelo próprio CEO da Automobili Lamborghini, Stephan Winkelmann, em entrevista à britânica Autocar. Acrescentando que, ao futuro quarto elemento da gama da Lamborghini, seguir-se-á a segunda geração do famoso Urus... também ela apenas e só elétrica.
Apesar desta decisão, pelos vistos, já assumida e sentenciada, não deixa de ser igualmente curioso o facto de, no caso dos atuais superdesportivos da marca de Sant'Agata Bolognese, como o Huracán e o Aventador, a estratégia passar pela manutenção, durante, pelo menos, as duas próximas gerações, dos motores de combustão, ainda que conjugados com componentes elétricas de carregamento em tomada.
Sobre estes dois modelos, a revista britânica recorda, ainda, que, a próxima geração do Huracán, está prevista já para 2023, ao passo que o próximo Aventador, só deverá chegar lá mais para o final da década. Prazos que deverão levar a que ambos estejam em comercialização, com motores de combustão, em 2035, ano a partir do qual a União Europeia pretende colocar um ponto final na comercialização deste tipo de motores.
LEIA TAMBÉM
Nome para o primeiro EV? Lamborghini regista 'Revuelto' com novos dados
Ainda sobre este tema, Winkelmann recorda não só o facto de, apesar do recente crescimento nos volumes de produção e vendas, a Lamborghini continuar um fabricante de baixos volumes, o que a coloca ao abrigo de uma legislação especial, como também as conversações que decorrem sobre a utilização de combustíveis sintéticos. Solução que a marca acredita poder ajudar a alcançar as metas em termos de emissões.
Crossover EV inspirado no Estoque
Quanto aos elétricos, que o CEO da marca de Sant'Agata Bolognese assume pretender lançar "até 2030", alguns rumores apontam no sentido de que, por exemplo, o futuro crossover 2+2, vá buscar inspiração ao Lamborghini Estoque Concept revelado em 2008, mas que nunca passou à produção. Embora já não com a postura original de um saloon, mas, sim, com um posicionamento SUV.
Ainda no campo das especulações, a Autocar avança que este novo modelo EV poderá ter apenas duas portas, desde logo, em virtude de ter como base a mesma plataforma Artemis desenvolvida, tanto para a Audi, como para a Bentley. E que, no caso desta última, servirá, inclusivamente, de base a toda a futura família de propostas elétricas.