Depois da Porsche, também outra das marcas mais exclusivas do Grupo Volkswagen, a Lamborghini, acredita poder estender a vida e utilização dos seus motores de combustão, através da aposta nos combustíveis sintéticos, ou e-Fuel. Solução que, no entanto, a marca promete desenvolver por si própria e não aproveitando o caminho já feito pelo fabricante de Zuffenhausen.
A opção, que coloca a Lamborghini num caminho ligeiramente diferente daquele as marcas generalistas do Grupo Volkswagen já iniciaram, foi, de resto, confirmada pelo responsável máximo da marca de Sant'Agata Bolognese para a região da Ásia e Pacífico, Francesco Scardaoni.
Responsável que, numa entrevista recente à publicação australiana 'Drive', assumiu que o fabricante italiano está a tentar "manter a porta aberta para os motores de combustão interna, com recurso ao combustível sintético".
Desta forma, acrescenta Scardaoni, "o cenário ideal será ter carros puramente elétricos – como é o caso do quarto modelo que vamos apresentar em 2028 – e, depois, os superdesportivos, possivelmente com motores de combustão interna movidos a combustível sintético". Isto, "para que possamos manter o ADN dos superdesportivos puros na Lamborghini, as características de condução de um motor de combustão interna, assim como a emoção de um superdesportivo."
De resto e ainda sobre este esforço de manutenção dos motores térmicos, o mesmo responsável revelou que a Lamborghini já arrancou com a investigação no domínio dos combustíveis sintéticos, estando, neste momento, a trabalhar em conjunto com uma empresa petrolífera cujo nome não revelou. Não deixando, contudo, de frisar, que este projecto é um exclusivo do fabricante italiano e, como tal, independente do caminho que a Porsche tem vindo a percorrer.
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"Neste momento, podemos dizer que estamos a desenvolver projectos paralelos. Nós, estamos a investir no nosso próprio projecto de combustível sintético, sendo que a Porsche está a fazer o mesmo", afirmou Scardaoni. Assumindo que, "quisemos ser nós próprios a desenvolver a nossa própria forma de manter os nossos motores de combustão vivos".
Ainda assim, o mesmo responsável não deixa de sublinhar que a Lamborghini "acaba de dar início ao seu projecto, através da apresentação das linhas gerais, pelo que, ainda estamos longe da concretização. Já a Porsche, pelo contrário, está muito mais avançada".