Ok, tem senão… E que tal um Lamborghini Countach LP400 pelo preço do Yaris Cross?

Se é um fã de modelismo e, ainda mais, da italiana Lamborghini, então, vai gostar de conhecer estas réplicas do Countach LP400 e do Revuelto.

Se é um fã de modelismo e, ainda mais, da italiana Lamborghini, então, vai gostar de saber que a britânica Amalgam acaba de lançar réplicas oficiais dos Lamborghini Countach LP400 e Revuelto, à escala 1:8. Feitas totalmente à mão, é também isso que explica o facto de, cada unidade, custar quase tanto quanto um Toyota Yaris Cross para o dia-a-dia…

Desafio levado a cabo por um dos principais fabricantes de modelos em escala com sede no Reino Unido, estes exemplares, que merecem, inclusivamente, o licenciamento da parte da Lamborghini, são, na realidade, verdadeiros trabalhos de precisão, já que envolvem milhares de peças fabricadas com toda a minúcia. As quais são depois aplicadas ao longo de um processo totalmente artesanal, que exige cerca de 400 horas de dedicação, até ficar totalmente concluído.

A cópia do Lamborghini Countach LP400 de 1974 demora cerca de 400 horas a ser concluída
A cópia do Lamborghini Countach LP400 de 1974 demora cerca de 400 horas a ser concluída

Quanto aos modelos escolhidos para, conforme faz questão de salientar a Amalgam, celebrar o passado e o presente da marca de Sant'Agata Bolognese, a selecção recaiu no Countach LP400 de 1974, um modelo verdadeiramente icónico para o fabricante do touro enraivecido, desenhado por Marcello Gandini, quando estava na Bertone.

LEIA TAMBÉM
São anos!… Lamborghini avisa que lista de espera para Revuelto já é longa

A réplica agora apresentada mede 508 mm de comprimento e está disponível em duas cores, Gialo Fly ou Rosso. Sendo que, tal como acontece no automóvel verdadeiro, também esta réplica permite a abertura das portas segundo o movimento de tesoura, mostrando um interior onde é possível observar um volante feito com alto grau de precisão, um painel de instrumentos, uma manete de caixa de velocidades manual, sistema de som, altifalantes e manivelas para os vidros das portas.

Equipado com faróis dianteiros que, tal como no modelo real, sobem e descem, à réplica da Amalgam não falta sequer, sob o capot dianteiro, os pneus sobressalentes e outros componentes mecânicos que era possível admirar no Countach LP400 de 1974.

A réplica do V12 4.0 litros é um autêntico deslumbre
A réplica do V12 4.0 litros é um autêntico deslumbre

Finalmente e uma vez aberta da tampa do motor, a possibilidade de admirar a fantástica recriação do V12 de 4,0 litros que equipava o modelo verdadeiro, na qual não faltam sequer os cabos de ignição vermelhos e as ligações do acelerador.

Deste modelo, a empresa britânica garante que não fará mais do que 1999 exemplares, o que, a par da exatidão do trabalho, também ajuda a explicar os 17.343€ que a Amalgam pede por cada uma das unidades. Ainda que e com esse mesmo montante, seja possível ir além de réplica e comprar, por exemplo, um verdadeiro crossover de segmento B, como é o caso do Kia Stonic (17 875€)…

Revuelto é mais barato… se for standard

No entanto e caso não esteja na disposição de gastar tanto, mesmo tratando de uma réplica com um elevado nível de precisão, saiba que a empresa britânica também decidiu produzir uma cópia não menos exacta do já mais atual Revuelto. Neste caso, o novo superdesportivo criado em Sant'Agata Bolognese, com o propósito assumido de suceder ao já muito "experiente" Aventador.

A cópia do Lamborghini Revuelto não fica atrás do trabalho de artífice feito no Countach LP400
A cópia do Lamborghini Revuelto não fica atrás do trabalho de artífice feito no Countach LP400

Igualmente produzido à escala 1:8 e com os mesmos 508 mm de comprimento, a verdade é que este Revuelto não fica nada atrás do "irmão" Countach em termos de exatidão, não esquecendo sequer detalhes especialmente minuciosos, como é o caso da cor das costuras dos assentos, as placas e as pinças de travão.

No entanto e ao contrário do primeiro, no caso do Revuelto, os interessados vão poder optar entre duas especificações: uma versão standard, concebida como edição de lançamento, e uma segunda versão, passível de personalização, que poderá ser elaborada à medida dos gostos do comprador.

Possibilidades que, naturalmente, acabam tendo o seu reflexo no preço, com a primeira versão a custar 19 287€, enquanto o Revuelto personalizado, inicia-se nos 27 473€. Ou seja e neste caso em concreto, mais do que custa um Toyota Yaris Cross (24 010€)!..

A terminar, dizer apenas que a réplica do Lamborghini Countach LP400 já se encontra em comercialização, enquanto a cópia do Revuelto está ainda na fase de pré-encomendas. Embora a produção deva começar ainda este ano.