Se é um fã de modelismo e, ainda mais, da italiana Lamborghini, então, vai gostar de saber que a britânica Amalgam acaba de lançar réplicas oficiais dos Lamborghini Countach LP400 e Revuelto, à escala 1:8. Feitas totalmente à mão, é também isso que explica o facto de, cada unidade, custar quase tanto quanto um Toyota Yaris Cross para o dia-a-dia…
Desafio levado a cabo por um dos principais fabricantes de modelos em escala com sede no Reino Unido, estes exemplares, que merecem, inclusivamente, o licenciamento da parte da Lamborghini, são, na realidade, verdadeiros trabalhos de precisão, já que envolvem milhares de peças fabricadas com toda a minúcia. As quais são depois aplicadas ao longo de um processo totalmente artesanal, que exige cerca de 400 horas de dedicação, até ficar totalmente concluído.
Quanto aos modelos escolhidos para, conforme faz questão de salientar a Amalgam, celebrar o passado e o presente da marca de Sant'Agata Bolognese, a selecção recaiu no Countach LP400 de 1974, um modelo verdadeiramente icónico para o fabricante do touro enraivecido, desenhado por Marcello Gandini, quando estava na Bertone.
LEIA TAMBÉM
São anos!… Lamborghini avisa que lista de espera para Revuelto já é longa
A réplica agora apresentada mede 508 mm de comprimento e está disponível em duas cores, Gialo Fly ou Rosso. Sendo que, tal como acontece no automóvel verdadeiro, também esta réplica permite a abertura das portas segundo o movimento de tesoura, mostrando um interior onde é possível observar um volante feito com alto grau de precisão, um painel de instrumentos, uma manete de caixa de velocidades manual, sistema de som, altifalantes e manivelas para os vidros das portas.
Equipado com faróis dianteiros que, tal como no modelo real, sobem e descem, à réplica da Amalgam não falta sequer, sob o capot dianteiro, os pneus sobressalentes e outros componentes mecânicos que era possível admirar no Countach LP400 de 1974.
Finalmente e uma vez aberta da tampa do motor, a possibilidade de admirar a fantástica recriação do V12 de 4,0 litros que equipava o modelo verdadeiro, na qual não faltam sequer os cabos de ignição vermelhos e as ligações do acelerador.
Deste modelo, a empresa britânica garante que não fará mais do que 1999 exemplares, o que, a par da exatidão do trabalho, também ajuda a explicar os 17.343€ que a Amalgam pede por cada uma das unidades. Ainda que e com esse mesmo montante, seja possível ir além de réplica e comprar, por exemplo, um verdadeiro crossover de segmento B, como é o caso do Kia Stonic (17 875€)…
Revuelto é mais barato… se for standard
No entanto e caso não esteja na disposição de gastar tanto, mesmo tratando de uma réplica com um elevado nível de precisão, saiba que a empresa britânica também decidiu produzir uma cópia não menos exacta do já mais atual Revuelto. Neste caso, o novo superdesportivo criado em Sant'Agata Bolognese, com o propósito assumido de suceder ao já muito "experiente" Aventador.
Igualmente produzido à escala 1:8 e com os mesmos 508 mm de comprimento, a verdade é que este Revuelto não fica nada atrás do "irmão" Countach em termos de exatidão, não esquecendo sequer detalhes especialmente minuciosos, como é o caso da cor das costuras dos assentos, as placas e as pinças de travão.
No entanto e ao contrário do primeiro, no caso do Revuelto, os interessados vão poder optar entre duas especificações: uma versão standard, concebida como edição de lançamento, e uma segunda versão, passível de personalização, que poderá ser elaborada à medida dos gostos do comprador.
Possibilidades que, naturalmente, acabam tendo o seu reflexo no preço, com a primeira versão a custar 19 287€, enquanto o Revuelto personalizado, inicia-se nos 27 473€. Ou seja e neste caso em concreto, mais do que custa um Toyota Yaris Cross (24 010€)!..
A terminar, dizer apenas que a réplica do Lamborghini Countach LP400 já se encontra em comercialização, enquanto a cópia do Revuelto está ainda na fase de pré-encomendas. Embora a produção deva começar ainda este ano.