Depois do anúncio (oficial), a confirmação... através a apresentação. Trinta anos depois de ter inscrito o seu nome na história, o Lamborghini Countach está de volta, mantendo V12 (híbrido), mais tecnologia, mas também a promessa de não mais que 112 unidades. Começa a sair da linha de montagem no primeiro trimestre de 2022.
Baptizado de LPI 800-4, o Lamborghini Countach para o séc. XXI apresenta-se como um modelo de produção limitada, concebido com o objectivo de homenagear um dos mais icónicos modelos na história do construtor de Sant'Agata Bolognese - o lendário Countach. O qual, por sinal, até está, neste momento, a comemorar os 50 anos sobre o seu lançamento.
De resto e conforme é possível verificar nas fotos oficiais agora divulgadas, o novo Countach procura ser fiel ao modelo que homenageia, desde logo, na estética exterior. Fazendo uso da mesma monocoque do Aventador, para, a partir daí e através da utilização de painéis em fibra de carbono, evocar aquela que era a essência do modelo inicial.
Finalmente e a exemplo de todos os Lamborghini da presente era, assim como do Countach original, o LPI 800-4 mantém a forma em cunha, as superfícies angulares e - naturalmente! - as portas de abertura tipo tesoura. Soluções que, aliás, foram imaginadas, ainda em 1971, por Marcello Gandini, no protótipo Countach LP500 que desenhou, numa altura em que trabalhava para a Bertone. Sendo, em seguida, reproduzidos, no modelo de produção LP400, aquando do seu lançamento em 1974.
Um habitáculo "de fusão"
Passando ao habitáculo, uma inspiração bem mais recente, com elementos como o volante ou os bancos a apresentarem muitas semelhanças com os do Aventador, ao mesmo tempo que o tablier, painéis interiores das portas e consola central, a não esconderem a origem no Sián FKP 37. Diferenciação, só mesmo nas saídas de ar e novos revestimentos em pele para o túnel central, sendo que os designers também garantem ter criado um novo ecrã táctil de 8,4" para o sistema de infoentretenimento. Embora, também aí, as semelhanças sejam por demais evidentes com o do Sián.
Assim, novo, será o botão 'Stile', o qual despoleta uma apresentação sobre a filosofia de design empregue no LPI 800-4 e que, dizem os mesmos responsáveis, foi criada para "uma audiência privilegiada". Que, no caso, é como quem diz, o condutor e o passageiro...
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Referir, ainda e sobre o carro que as fotos mostram, o facto de ter sido decorado segundo aquele que era o Countach LP 400 S do próprio Ferrucio Lamborghini, ou seja, com o Bianco Siderale como cor exterior e um interior em pele vermelha e preta. Embora os clientes tenham desde já a garantia de que vão poder decorar o seu Countach segundo as suas próprias preferências e com base numa série de cores Heritage para o exterior, além de quatro possibilidades de configuração interior, cores para os tapetes, tejadilho e pespontos.
V12, naturalmente!...
Quanto ao motor, a opção, igualmente, por uma solução bem mais moderna, ainda que sem abdicar do "obrigatório" V12, que era também a configuração exibida pelo Countach original. Embora e no caso do LPI 800-4, com a escolha a recair no já bem mais moderno e conhecido V12 6,5 litros, hoje em dia a fazer a despedida dos modelos do construtor, e, neste caso, a debitar 779 cv de potência.
Porém e tal como acontece no Sián, também aqui, a servir de base a um sistema de propulsão híbrido, do qual faz parte um motor elétrico a garantir mais 34 cv, alimentado pela revolucionária tecnologia de supercondensadores da Lamborghini.
Tudo combinado, a promessa de uma potência máxima de 814 cv, enviada às quatro rodas por intermédio de uma transmissão de sete velocidades, e capaz de garantir uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 2,8 segundos, dos 0 aos 200 km/h em 8,6 segundos, além de uma velocidade máxima de 335 km/h. Valores que tornam o novo Countach tão rápido quanto o Sián ou, até mesmo, quanto o Aventador LP780-4.
Para 2022
Apresentado na americana Monterey Car Week, o Lamborghini Countach LPI 800-4 assume-se pronto para entrar em produção, ainda que em número limitado: não mais de 112 unidades, naquele que é mais uma homenagem, desta feita, à designação LP 112 do protótipo.
Quanto à entrega dos primeiros carros, deverá ter lugar durante o primeiro trimestre de 2021.
Preço? Nada foi ainda divulgado, mas, face ao já divulgado, é de esperar um preço ligeiramente mais baixo do que o do Sián FKP 37, cujo preço de cada unidade rondava os 3,5 milhões de euros.