Apesar da própria marca italiana ter dado a conhecer, recentemente, aquele que alguns descreveram como o Countach para o séc. XXI, um coleccionador acaba de ver materializado um pedido muito especial: uma réplica exacta do protótipo Lamborghini Countach LP500 de 1971, construído pela própria marca de Sant'Agata Bolognese.
Num ano em que o modelo comemora 50 anos sobre o seu lançamento, a Lamborghini já havia decidido assinalar a data, com a apresentação do Countach LPI 800-4. Uma edição especial e limitada baseada no Aventador, mas que, pelos vistos, não terá deixado satisfeitos todos os apaixonados pela marca do touro enraivecido.
A demonstrá-lo, um pedido muito especial feito por um coleccionador, junto da marca italiana, para que esta produzisse uma réplica exacta do protótipo Countach… de 1971 - o Lamborghini Countach original, que ficou para a história com a designação LP500. Mas que, infelizmente, também acabou destruído num acidente, em 1974, após três anos de desenvolvimento.
Entretanto e depois de algumas semanas de teasers, eis que a Lamborghini dá a conhecer a materialização do pedido feito. Resultado de um esforço feito a partir do zero e que se prolongou por 25.000 horas, por parte do Polo Storico do construtor e em colaboração com o Lamborghini Centro Stile.
LEIA TAMBÉM
Com V12… híbrido. Lamborghini apresenta o novo Countach LPI 800-4 em Monterey
Sobre o coleccionador, do qual a marca não revela o nome, dizendo apenas que se trata de "um aficcionado de carros clássicos" e um importante coleccionador de veículos da marca, a Lamborghini revela que foi o próprio quem contacto o fabricante, nos finais de 2017, com o pedido de construção de uma réplica do protótipo LP500.
Sem qualquer modelo real
Contudo, o facto de não existir qualquer modelo real que servisse de base à criação da réplica, obrigou a Lamborghini a recorrer a todos os documentos, imagens, relatórios, desenhos e actas de reuniões que se conseguiu encontrar, assim como memórias de pessoas que estiveram envolvidas no projecto. Processo que acabou levando muitos meses, mas que também acabou sendo muito importante, observou o responsável do Polo Storico, Giuliano Cassataro.
Quanto ao Lamborghini Centro Stile, contribuiu para o projecto com o envolvimento de uma equipa liderada pelo chefe de design Mitja Borkert, a qual gastou mais de 2.000 horas de trabalho para recriar as linhas do protótipo, usando imagens, folhas de homologação e uma digitalização 3D do primeiro LP400 como referência.
O desafio
Quanto ao desafio propriamente dito, começou, segundo a Lamborghini, com a construção do chassis, cuja concepção é totalmente diferente da estrutura tubular do Countach de produção. Continuando, depois, com a carroçaria, a qual e a exemplo do chassis, foi concebido com recurso a "instrumentos tecnológicos modernos", embora com o processo tradicional a ser aplicado na fase de batimento da chapa.
Ao mesmo tempo, peças de substituição dos anos 70 e entretanto restauradas, tal como componentes completamente reconstruídos, entre os quais, o V12 de montagem central, foram também utilizados na réplica. O mesmo acontecendo com os pneus Cinturato CN12 de medidas 245/60 R14 à frente e 265/60 R14 atrás, para o qual a Lamborghini teve o apoio da Fondazione Pirelli, e que, apesar de exibindo o mesmo padrão de piso e estética dos originais, foram elaborados segundo princípios modernos.
Finalmente, o desportivo foi também pintado na cor Giallo Fly Speciale, imitando, também aí, o original.
Com presença assegurada em Villa d'Este
Entretanto, a Lamborghini anuncia já que esta réplica do Lamborghini Countach LP500 de 1971 vai marcar presença no Concorso d' Eleganza Villa d'Este, em Itália, competindo na classe dos concepts. Decisão que, conforme também explicou o Presidente e CEO da Automobili Lamborghini, Stefan Winkelmann, "no ano em que estamos comemorando o 50º aniversário deste modelo, é algo extraordinário, porque nos permite admirar o lendário LP500 de 1971 in loco e pela primeira vez em tantos anos."
A terminar, recordar apenas que, mesmo com desfecho fatídico do protótipo Countach LP500, a Lamborghini não deixou de produzir e lançar, entre 1974 e 1990, várias versões do Countach, com motores cada vez mais potentes, melhores configurações de chassis e componentes aerodinâmicos mais eficazes.
Ainda assim e das 1.983 unidades de todas as variantes do Countach que sairam da fábrica em Sant'Agata Bolognese, o protótipo LP500 continua sendo, sem dúvida, o mais desejado.