É a despedida. Lamborghini diz adeus aos motores 100% combustão em 2022

A Lamborghini prepara-se para cumprir, já em 2022, o último ano com uma oferta baseada em motores exclusivamente de combustão.

A notícia poderá, ainda, chocar alguns, mas já não terá volta atrás: a Lamborghini prepara-se para cumprir, já em 2022, o último ano com uma oferta baseada em motores exclusivamente de combustão. Pois, segundo garante o próprio CEO da marca Sant'Agata Bolognese, é já a partir de 2023 que começarão a chegar os híbridos.

A notícia é avançada pela Automotive News Europe, com base em declarações do próprio CEO da Lamborghini, Stephan Winkelmann. O qual deixou já a garantia de que "este será o último ano em que a Lamborghini disponibilizará, apenas e só, motores de combustão".

Ainda assim e apesar do peso desta decisão, Winkelmann também afirma que 2022 tem registado "um arranque muito bom" em termos de vendas.

Stephan Winkelmann e um dos últimos "moicanos" - o Lamborghini Huracán STO
Stephan Winkelmann e um dos últimos "moicanos" - o Lamborghini Huracán STO

Recordar, neste capítulo, que a Lamborghini fechou 2021 como mais um ano recorde nas vendas, após ter entregue um total de 8.405 unidades em todo o mundo, ou seja, mais 13 por cento que no ano transacto.

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Na Europa, continente onde a marca de Sant'Agata Bolognese tem o maior volume de vendas, as vendas cresceram 12 por cento.

Entretanto e com 2022 a começar, a Lamborghini anunciou já ter, igualmente, praticamente toda vendida, a sua produção para este ano que agora se inicia e, durante o qual, a marca tem igualmente previsto apresentar quatro novos produtos. Dos quais fará, muito provavelmente, parte, o primeiro modelo híbrido plug-in, que será também o primeiro passo rumo à eletrificação da totalmente da gama, em 2024.

Uma vantagem chamada Volkswagen Group

Referir, ainda, que o fabricante anunciou um investimento na ordem dos 1,5 mil milhões de euros, destinado não apenas à transição para os híbridos plug-in, como também ao desenvolvimento e lançamento de um primeiro modelo 100% elétrico, durante a segunda metade da década. Sendo que, neste desafio, a marca italiana beneficia, face aos rivais directos, do facto de ter por detrás de si o astronómico investimento já feito pela casa-mãe, o Volkswagen Group, no sector dos veículos elétricos.

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Também segundo Winkelmann, a marca do touro enraivecido está, neste momento, a trabalhar no design daquele que será o seu primeiro EV, sendo que a preferência vai para um modelo de quatro portas, vocacionado para uma utilização no dia-a-dia.