A Lamborghini e a Bentley vão ter de substituir mais de 215 veículos perdidos num incêndio e consequente naufrágio, ao largo dos Açores, do navio que os transportava para os Estados Unidos. A Lamborghini terá de produzir mais 15 Aventador Ultimae e a Bentley mais 200 automóveis. O prejuízo total deverá rondar os 294 milhões de euros.
As marcas de luxo do Grupo Volkswagen, Bentley e Lamborghini, vão ter de substituir os automóveis encomendados pelos clientes que foram destruídos quando um navio que os transportava para os Estados Unidos se incendiou e afundou ao largo dos Açores.
O Felicity Ace transportava 4000 automóveis do Grupo Volkswagen do porto de Emden, na Alemanha, para o de Davisville, na Costa Leste, quando se incendiou por causas ainda desconhecidas. Os 22 tripulantes foram salvos pela Marinha Portuguesa.
Os detalhes precisos dos modelos do Grupo Volkswagen que estavam a bordo ainda têm de ser confirmados, mas o CEO da Lamborghini Stephan Winkelmann já confirmou que se encontravam no navio 15 unidades do Aventador, todas da edição final de colecionador Ultimae, limitada a 350 coupés e 250 roadsters.
A marca italiana de automóveis desportivos de elevadas prestações já tinha deixado de aceitar encomendas para o Lamborghini Aventador Ultimae, o que levantou dúvidas acerca da possibilidade de substituição dos automóveis perdidos no mar dos Açores."Pensamos bem e felizmente temos a capacidade para substituir esses automóveis, pelo que não haverá perda para os nossos clientes dos Estados Unidos devido ao naufrágio do navio", referiu Stephan Winkelmann.
Bentley e Porsche também afetadas
O Lamborghini Aventador Ultimae tem um preço de tabela a partir de 475 mil euros, pelo que o prejuízo poderá ser superior a sete milhões de euros. A marca não referiu quanto tempo será necessário para substituir esses automóveis. Além do Aventador Ultimae também se encontravam a bordo bastantes unidades do SUV Urus e algumas do Huracán.
LEIA TAMBÉM
Ultimae é a edição final de colecionador do mítico Lamborghini Aventador
Todavia, não foi só a Lamborghini a perder a sua carga preciosa no naufrágio do Felicity Ace. A Bentley também terá ficado sem 200 automóveis, segundo o CEO Adrian Hallmark, adiantando que estavam todos vendidos, mas não eram modelos em fim de produção como o Ultimae. "Temos solução para 100 encomendas que podemos redirecionar rapidamente e satisfazer as restantes em seis meses", esclareceu o responsável.
As primeiras notícias também referiam que a Porsche tinha 1100 veículos no navio. Um economista norte-americano estimou que o prejuízo total para o Grupo Volkswagen, e para as companhias de seguros, era de aproximadamente 294 milhões de euros.