O momento é, sem dúvida, histórico: após 11 anos de produção, a Lamborghini acaba de fazer sair da linha de produção em Sant'Agata Bolognese, Itália, o último Aventador. Veículo que, vale a pena recordar, ficará para a história, igualmente, por ser o último dos Lamborghini equipado com um V12 naturalmente aspirado...
Segundo anunciou - certamente não sem alguma tristeza... - a própria marca italiana, o último dos Lamborghini Aventador a sair da linha de produção, um LP 780-4 Ultimae Roadster, vai ser entregue a um cliente da marca, residente da Suíça.
O futuro dono, cuja identidade não foi revelada, decidiu, inclusivamente, recorrer aos serviços do departamento de personalização da marca 'Ad Personam', nomeadamente, para a aplicação de uma tonalidade especial de Azul, como cor exterior.
Ainda de acordo com o fabricante, este último Aventador fazia parte dos últimos 15 que a Lamborghini foi obrigada a produzir, já depois de ter anunciado, pela primeira vez, o fim da produção do modelo. Isto, devido ao afundamento de um navio de transporte de automóveis, que se incendiou no Atlântico, não muito longe dos Açores, numa altura em que transportava, entre as várias centenas de automóveis, dezena e meio de veículos Lamborghini.
Um modelo transformador
Sobre o Aventador LP 700-4, vale a pena recordar que foi apresentado, pela primeira vez ao mundo, durante o Salão Automóvel de Genebra de 2011, então a estrear um novo V12 6,5 litros com os cilindros inclinados a 60°. Tornando-se, com o passar dos anos, parte de um lote de modelos Lamborghini que serão para sempre recordados.
"O Lamborghini Aventador foi um modelo verdadeiramente transformador, logo a partir do seu lançamento, assim como uma verdadeira proposta porta-estandarte para a Lamborghini, ao longo destes 11 anos de produção", afirma, no mesmo comunicado, o CEO e Presidente da marca do touro enraivecido, Stephan Winkelmann. Acrescentando que, "o Aventador é um salto de duas gerações em termos de design e tecnologia, com um pacote excepcional de tecnologias sem igual e inovadoras, além de com um desempenho simplesmente impressionante".
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Hoje em dia uma verdadeira referência, para a marca de Sant'Agata Bolognese, também em termos de vendas de veículos Lamborghini com motor V12 - vendeu, aliás, tanto, quanto todos os outros V12 juntos!... -, é, por isso, também apropriado que este Aventador seja o modelo a colocar um ponto final neste 12 cilindros em V naturalmente aspirado. E que, recorda Winkelmann, "faz parte da Herança da Lamborghini desde os primeiros dias da empresa; o coração pulsante de modelos como o Miura, o Diablo, o Countach ou o Murciélago".
Quanto ao futuro, que, segundo o mesmo responsável, deverá ser feito com blocos V12, mas electrificados, o Presidente da Lamborghini garante que vai ser de continuidade do percurso feito pelo Aventador. Até porque, este último, "reuniu as competências da Lamborghini em design e engenharia, quando foi lançado em 2011, conjugando-as com os valores Lamborghini que desde sempre estão na base de impulsão, tanto da empresa, como do produto: design puro e futurista; desempenho de referência; mas também o afrontar dos desafios técnicos com inovação, como forma de produzir os superdesportivos mais emocionantes e líderes na classe".
"Estes princípios são a própria essência do Lamborghini Aventador e são eles que garantem o seu apelo atemporal.", conclui Winkelmann.