A Automobili Lamborghini tem um problema entre mãos - a procura pelos seus modelos não pára de aumentar! A demonstrá-lo, não somente a constante subida nas vendas do seu SUV, Urus, como também o sucesso que foi o Aventador Ultimae, esgotado em menos de quatro meses.
Apresentado durante a última edição do Goodwood Festival of Speed, em julho último, o Lamborghini Aventador Ultimae foi, então, anunciado, como a última e final edição deste superdesportivo, a qual tinha ainda a responsabilidade de ostentar o último bloco V12, sem qualquer apoio elétrico.
De resto e embora a marca do touro enraivecido esteja a planear utilizar este mesmo V12 6.5 litros a gasolina no sucessor do Aventador, parece também já certo que a sua aplicação será feita num formato híbrido e como etapa intermédia antes da introdução daqueles que serão os futuros modelos 100% elétricos na marca de Sant'Agata Bolognese.
Quanto ao Aventador Ultimae, um "touro" com 780 cv de potência, foi apresentado, também, como uma edição limitada, da qual serão produzidos 350 coupés e 250 roadster - todos eles, no entanto, já esgotados!
LEIA TAMBÉM
Ultimae é a edição final de colecionador do mítico Lamborghini Aventador
O anúncio deste facto foi feito, pela própria Lamborghini, durante a apresentação dos resultados relativos aos primeiros nove meses de 2021, durante os quais a marca italiana entregou um número recorde de unidades: 6.902 viaturas, ou seja, mais 23% do que em idêntico período de 2020!
Em declarações proferidas na ocasião, o CEO e Chairman da Automobili Lamborghini, Stephan Winkelmann, recordou que, "a empresa não só resistiu àquele que foi um período difícil de 18 meses, como manteve, de forma consistente, o crescimento em termos de volume, o que é uma prova da força do nosso portfólio de produtos, do apelo contínuo da marca em todo o mundo, assim como da nossa estratégia de negócios e rede de revendedores."
De resto e ainda segundo o fabricante, também a edição limitada Countach LPI 800-4, inspirada no Countach original e impulsionada por um trem de força híbrido, a par de uma versão melhorada do V12 do Aventador, já se encontra esgotada.
Modelos "convencionais" não ficam atrás
Por outro lado e apesar do sucesso destas edições especiais, performance idêntica continuam a demonstrar aqueles que são os modelos permanentes na oferta da Lamborghini, com destaque para o sucesso estrondoso de nome Urus - 4.085 unidades deste SUV foram entregues durante os primeiros noves meses do ano, sinónimo de um crescimento de 25% face a 2020.
Quanto ao Huracán, cujo ciclo de vida está a chegar ao fim, cotou-se, ainda assim, como o segundo modelo mais vendidos, com um total de 2.136 unidades entregues, mais 28% que no período homólogo do ano passado, enquanto o Aventador "entregou" 681 unidades, valor que a marca descreve como estando "em linha com o ciclo de vida planeado para o modelo".
Hibridização é o passo seguinte
Entretanto, importa igualmente recordar que, já no início deste ano, a Lamborghini anunciou a intenção de eletrificar toda a sua gama até 2024, fixando igualmente o final da década como o dead-line para apresentar o seu primeiro modelo 100% elétrico.
Em termos de híbridos, o Urus deverá ser o primeiro modelo de série a apresentar uma motorização do género, à partida, ainda durante o próximo mês de Dezembro, seguindo-se-lhe o sucessor do Huracán, cuja chegada está prevista para 2022.