Numa altura em que o Aventador inicia despedidas, depois de mais de uma década em comercialização, a Lamborghini acaba de revelar não somente a data prevista de chegada do seu sucessor, como também a certeza de que não abdicará do icónico V12. Embora e neste caso, híbrido.
A revelação foi feita pelo CEO da Lamborghini em declarações à ABC News, com Stephan Winkelmann a anunciar que o sucessor do Aventador deverá ser desvendado lá mais para o final do primeiro trimestre de 2023.
Ainda sempre este novo superdesportivo, Winkelman deixou a garantia de que surgirá com um V12, totalmente novo, além de eletrificado, através de uma solução híbrida plug-in.
De resto e embora o lançamento deste novo superdesportivo esteja ainda a alguns meses de distância, a Lamborghini já está a aceitar encomendas para o modelo. Sendo que, neste momento, já detém em carteira perto de 3.000 pedidos.
LEIA TAMBÉM
Lamborghini Urus S chega com mais potência e sofisticação
Segundo o CEO da marca do touro enraivecido, até ao momento, apenas alguns clientes tiveram já a oportunidade de ver o novo modelo, o qual se anuncia, assim, como mais um sucesso, capaz de elevar ainda mais os excelentes resultados obtidos, entre janeiro e setembro de 2022, pelo fabricante – ao todo, são já 7.430 veículos entregues, em todas as regiões - Américas, Ásia-Pacífico e Europa, Médio Oriente e África – onde a Lamborghini marca presença.
Com mais potência, rotações e sonoridade
Já em declarações à Auto Express, o director técnico do fabricante de Sant'Agata Bolognese deixou a promessa que este novo superdesportivo trará "mais potência, mais rotações por minuto e melhor sonoridade", promessas que levam a pensar que o modelo possa anunciar uma potência maior que os 780 cv às 8500 rpm anunciados pelo Aventador. Além de mais binário que os 720 Nm às 6.750 Nm prometidos por este último.
A juntar a estas promessas, as declarações de Stephan Winkelmann ao mesmo órgão de informação, segundo as quais esta nova proposta "será incrível", desde logo, ao garantir uma autonomia elétrica invulgar, graças ao pack de baterias escolhido. Algo que, também devido à prometida leveza do próprio conjunto, fará com que "não se sinta o peso adicional" resultante da presença deste componente.
Um adeus com o nome de Sterrato
Contudo e ainda antes da chegada deste novo superdesportivo, a Lamborghini prepara-se para fazer a despedida do atual Aventador, ao que tudo indica, através de uma última e muito especial versão – o Lamborghini Sterrato, uma espécie de variante offroad do Aventador, de produção limitada. Mas que, não temos dúvidas, até pela invulgaridade do projecto, já deverá estar completamente esgotada.
Segundo Winkelmann, o Sterrato "não permitirá que possamos andar pelas dunas", mas será capaz de enfrentar estradas de terra, graças à sua maior altura ao solo.
O último dos Aventador, equipado com um V10 naturalmente aspirado e sistema de tracção integral permanente, deverá ser oficialmente apresentado no início de dezembro, durante a edição de 2022 do Art Basel, em Miami, EUA.