Ultimae é a edição final de colecionador do mítico Lamborghini Aventador

A Lamborghini anuncia a edição final do mítico Aventador, proposto em duas versões de carroçaria, coupé e roadster. A produção do Ultimae...

A Lamborghini anuncia a edição final do mítico Aventador, proposto em duas versões de carroçaria, coupé e roadster. A produção do Ultimae será numerada e limitada, destinada a colecionadores. 

A Lamborghini apresentou a edição final do superdesportivo Aventador, que recebe a designação LP 780-4 Ultimae, e será produzido numa série numerada, limitada a 350 unidades no coupé e a 250 no roadster.

Segundo a marca de Sant´Agata Bolognese, o Aventador LP 780-4 reúne as caraterísticas de performance do Aventador SVJ e a elegância do Aventador S, combinando design e dinamismo, numa exclusiva peça de colecionador.

O Aventador LP 780-4 Ultimae recebe um motor atmosférico de 12 cilindros em V e 6,5 litros "Longitudinale Posteriore " (LP) que desenvolve uma potência de 780 cv, isto é mais, mais 40 cv do que no Aventador S, e mais 10 cv do que no Aventador SVJ. A potência é transmitida às rodas através de um sistema de tração integral permanente. 

A Lamborghini refere que o LP 780-4 Ultimae é o resultado da evolução registada nos últimos dez anos no Aventador, incluindo os conhecimentos do propulsor do SVJ, que estabeleceu o recorde do Nürburgring-Nordschleife em julho de 2018, os avanços técnicos de um superdesportivo e o luxo da versão S, e a pureza do conceito original do Aventador.

Monocoque e carroçaria em fibra de carbono

O monocoque e a carroçaria em fibra de carbono do Aventador LP 780-4 permitiram limitar o peso a apenas 1550 kg. A versão coupé, que pesa menos 25 kg do que o Aventador S, oferece a mesma relação peso/potência do SVJ, de 1,98 kg/cv, cumprindo os 0-100 km/h em 2,8 segundos e alcançando uma velocidade máxima de 355 km/h, com 720 Nm de binário máximo às 6750 rpm.

Os sistemas VVT (Variable Valve Timing) e VIS (Variable Intake System) foram melhorados para otimizar a curva de binário. O potente sistema de travagem CCB permite uma imobilização a partir dos 100 km/h em somente 30 m.

O controlo lateral é otimizado através da direção às quatro rodas, introduzida no Aventador S, garantindo agilidade a baixas e médias velocidades, e uma estabilidade incrementada a alta velocidade. 

LEIA TAMBÉM
Em apenas nove anos. Lamborghini celebra fabrico do Aventador 10 000

A direção dinâmica Lamborghini Dynamic Steering (LDS) no eixo dianteiro foi calibrada para oferecer uma comunicação instantânea e uma melhor inserção em curvas mais fechadas, ao mesmo tempo que foi adaptada para interagir com a direção ativa do eixo traseiro: dos atuadores independentes respondem em cinco milésimos de segundo aos movimentos do condutor sobre o volante, o que permite um ajuste em tempo real aos ângulos de direção, melhorando as propriedades do comportamento em curva.

O Aventador LP 780-4 Ultimae oferece quatro modos de condução - Strada, Sport, Corsa e Ego - que permitem ao utilizador configurar ósseas parâmetros para uma configuração ótima da suspensão ativa (LMS) da Lamborghini, e do controlo de tração (interfere sobre o motor, caixa de velocidades e sistema de tração integral), assim como da direção. 

Duas opções de carroçaria

O Aventador LP 780-4 Ultimae Coupé apresenta uma configuração bicolor, cinzento sobre cinzento, com linhas e detalhes, como o contorno e os "dentes" do splitter dianteiro, pintados na cor vermelho mate Rosso Mimir, com a linha de destaque a prosseguir ao longo do veículo, com pormenores condicentes nas aletas traseiras do difusor em fibra de carbono à vista: performance de elite e pureza de design em perfeita harmonia. No Aventador LP 780-4 Ultimae Roadster, o tejadilho também está disponível em fibra de carbono à vista.

A pintura exterior bitonal, nas cores Grigio Acheso e Grigio Teca, é replicada no interior: os materiais base, pele e Alcantara em preto, apresentam costuras e acabamentos num cinzento que se combina com o da carroçaria, com inserções em "Y" em Alcantara preta nos bancos. Um opcional motivo em "Y" repetido, cortado a laser, com cor de fundo contrastante, presente nos bancos e no painel frontal, distingue a edição especial Ultimae.

O banco do LP 780-4 é oriundo do Aventador S, com o nome "Ultimae" bordado no interior do apoio lateral exterior das costas dos bancos, ao passo que o pilar A do lado do condutor exibe a inscrição 001 de 350/250, alusiva ao número de cada unidade da edição limitada.

Por sua vez, o Aventador LP 780-4 Ultimae Roadster é lançado nas cores Blu Tawaret e Blu Nethuns, com os painéis do tejadilho em fibra de carbono em preto de alto brilho.

Ambiente interior refinado

O ambiente envolvente do condutor e do passageiro é igualmente refinado: o painel de instrumentos digital TFT personalizável exibe os modos de condução, além de controlar a conectividade do automóvel.

A ligação Apple CarPlay gere as funções comunicação e de entretenimento comandadas pelo assistente vocal, enquanto que o sistema de telemetria da Lamborghini está disponível como opção para os que pretendam prestar homenagem ao último Aventador em circuito.