Num ano em que o mercado ficou marcado por uma forte queda e em que o Grupo Volkswagen chegou a admitir a possibilidade de vender a marca, eis a Lamborghini responde com uma chapada de luva branca aos detractores, ao terminar 2020, não apenas com novo recorde absoluto de vendas na segunda metade de um ano, como também com seis novos modelos lançados no mercado!
Fabricante de superdesportivos cuja rivalidade com a vizinha Ferrari é por demais conhecida, a italiana Automobili Lamborghini, hoje em dia uma das marcas que faz parte do portfólio do alemão Grupo Volkswagen, continua de vento em popa com o seu plano de crescimento. O qual tem sido marcado não apenas por derrubes sucessivos dos recordes de produção e vendas, mas também pela oferta cada vez maior de modelos e versões exclusivas.
Assim e mesmo num ano especialmente atípico como foi 2020, em que fábricas e concessionários tiveram inclusivamente de fechar temporariamente as portas, a marca do touro enraivecido não deixou de crescer em todos os sentidos. Terminando, desde logo, o ano, com novo recorde absoluto de vendas, na segunda metade do ano que passou: 7.430 unidades transaccionadas.
Embora, em termos anuais, este valor não deixe de representar uma descida de 9% face às vendas conseguidas em 2019, a verdade é que, em 2020, a Lamborghini teve de lidar com o fecho da fábrica de Sant'Agata Bolognese durante 70 dias, na primavera, devido à pandemia de coronavírus. Conseguindo, depois e certa forma, recuperar na sua segunda metade do ano, a qual terminou, inclusivamente, como o segundo melhor semestre da história da marca, no que se refere a entregas a clientes.
Falando de mercados, a Lamborghini continua a ter nos EUA o seu mercado mais importante, fruto dos 2224 automóveis aí entregues, logo seguido da Alemanha (607), da China Continental, Hong-Kong e Macau (604), do Japão (600), do Reino Unido (517) e da Itália (347).
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Quanto a modelos, destaque, obrigatório, para o desempenho comercial do SUV Urus, que, além de ter conseguido passar a marca das 10 mil unidades produzidas, liderou as encomendas, com um total de 4391 unidades entregues. Logo seguido, do Huracán V10, com 2.193 automóveis vendidos, e do Aventador V12, com um total de 846 viaturas entregues.
Seis novos modelos... e um novo presidente
Contudo e a par do excelente desempenho destes modelos, 2020 foi também o ano em que a Lamborghini se mostrou particularmente profícua em termos de novidades, ao lançar no mercado um total de seis novos modelos: o Huracán EVO RWD, seguido da respectiva variante Spyder; o também descapotável Sián Roadster (apenas 19 unidades), o hiperdesportivo para pista Essenza SCV12 (40 carros apenas), o Huracán STO com homologação para estrada, e o descapotável, feito a pedido, SC20.
Finalmente, a Automobili Lamborghini teve ainda tempo para, já em dezembro, mudar de presidente e CEO, com Stefano Domenicali a regressar à Fórmula 1, sucedendo-lhe Stephan Winkelmann, até aí (apenas) presidente da Bugatti.
Contudo, para Winkelmann, que continua como presidente da marca de Molsheim, trata-se de uma espécie de regresso a uma casa que bem conhece. Ou não tivesse liderado os destinos da Lamborghini, entre 2005 e 2016.
Lamborghini Squadra Corse também de parabéns
Ao mesmo tempo, também o departamento de competição da Automobili Lambroghini, a Lamborghini Squadra Corse, está de parabéns. Já que, não só contribuiu para que a marca apresentasse, em 2020, duas das principais novidades de edição limitada, como foram o Essenza SCV12 e o SC20, como conseguiu atingir a marca dos 490 carros de corrida, produzidos desde 2009.