Os dez mais desejados. Imagina qual é o veículo mais roubado no Japão?

Depois dos meliantes europeus e norte-americanos, também os ladrões de automóveis no Japão mostram ter uma marca e modelos preferidos.

Conhecida que é a obsessão dos ladrões europeus de automóveis por Range Rover, mas também a preferência dos assaltantes americanos pelas grandes pick-up, no Japão, um estudo recente do sector segurador veio revelar quais as marcas e modelos com maior interesse junto dos "amigos do alheio". E, tal como em outras latitudes, os resultados não deixam de ser surpreendentes!  

Apesar da singularidade do sector de atividade ou até mesmo do já previsível peso da procura (os mais procurados, são também os mais roubados), é caso para dizer que, também no roubo de automóveis, a geografia tem o seu peso. Reflectindo-se não apenas no número de casos, como também naqueles que são os principais alvos da ladroagem.

As tendências e preferências surgem, de resto, demonstradas através de estudos e levantamentos já feitos nos mais diversos mercados, demonstrativos de realidades bem definidas. Desde o caso dos ladrões europeus e, em particular, dos alemães e os britânicos, da sua preferência por modelos Range Rover, até à e já do outro lado do Atlântico, nos EUA, preferência há muito manifestada, também entre os "amigos do alheio", pelas grandes e imponentes pick-ups; de preferência, oriundas de marcas norte-americanas, sendo que, noutros segmentos, são os modelos Hyundai/Kia que mais parecem agradar.

Maior construtor automóvel a nível mundial, a Toyota tem a preferência, inclusivamente, dos ladrões no Japão
Maior construtor automóvel a nível mundial, a Toyota tem a preferência, inclusivamente, dos ladrões no Japão

Escolhas diferentes parecem fazer, no entanto, os ladrões japoneses, os quais, segundo revela agora um estudo compilado pela Associação Geral de Seguradoras do Japão, mostram uma preferência quase exclusiva não só por marcas nipónicas, mas também e principalmente, pelos modelos de um construtor em particular: nada mais, nada menos, que o maior construtor automóvel mundial, a Toyota Motor Corporation.

LEIA TAMBÉM
É demais! Carro-salsicha de Oscar Mayer foi presa dos ladrões de catalisadores

Naquilo que poderia ser também considerado como uma clara (mas pouco apreciada, certamente…) demonstração de fidelidade, os dados recolhidos pelas seguradoras japonesas, referentes apenas ao ano de 2023, demonstram que, dos 10 veículos mais roubados no país, nove foram de uma das duas principais marcas do construtor de Aichi, a Toyota e a Lexus!

Quanto a modelos, o lugar menos apetecível, ou seja, o primeiro (o mais roubado, portanto…), é ocupado pelo mundialmente famoso Toyota Land Cruiser… há três anos seguidos! Surgindo, depois e nos restantes lugares do pódio, uma mais desconhecida (dos europeus, pelo menos) minivan (Toyota Alphard) e, no terceiro posto, o amplamente afirmado Toyota Prius!

E o único não-japonês é…

Num ranking claramente dominado por propostas do maior fabricante automóvel mundial, onde não faltam sequer modelos bem conhecidos de todos nós, como é o caso da Toyota Hiace ou dos Lexus RX e LX, destaque, ainda, para o facto de, um único lugar, o décimo entre os mais roubados, ser ocupado por uma proposta não-Toyota e, já agora, não-japonesa - trata-se da europeia Mercedes-Benz, embora com a associação responsável pelo estudo a não especificar qual o modelo a que cabe tão desafortunado destino.

O Toyota Land Cruiser é o modelo favorito dos ladrões de automóveis japoneses... há três anos seguidos!
O Toyota Land Cruiser é o modelo favorito dos ladrões de automóveis japoneses... há três anos seguidos!

A terminar e ainda antes de lhe deixarmos a lista dos "dez mais desejados", recordar, até como forma de atestar a validade dos dados aqui referidos, que este ranking foi elaborado pela Associação Geral de Seguradoras do Japão, como parte de uma pesquisa sobre roubo de automóveis no país, feita a partir de dados obtidos pelas 21 seguradoras que atuam no país.

Ainda segundo a mesma entidade, os dez modelos aqui referidos representam 55,7% da totalidade dos roubos de automóveis no Japão, em 2023, num total de 2.597 casos. Número que, diz ainda a Associação, acaba sendo inferior aos 2.656 casos registados em 2022, mas superior aos 2.425 casos de 2021.

Eis os 10 modelos automóveis mais roubados no Japão:

1 – Toyota Land Cruiser – 383 veículos (roubados)

2 – Toyota Alphard – 364 veículos

3 – Toyota Prius – 307 veículos

4 – Lexus LX – 120 veículos

5 – Toyota Hiace – 60 veículos

6 – Toyota Crown – 53 veículos

7 – Toyota Vellfire – 43 veículos

8 – Lexus RX – 42 veículos

9 – Toyota Harrier – 37 veículos

10 – Mercedes-Benz (modelo não especificado) – 37 casos