Lembra-se da Lada? E do Lada Niva? Pois bem, então vai gostar de saber que, aquele que foi um dos produtos da antiga Cortina de Ferro, mais (re)conhecidos no Ocidente, está de volta ao mercado, totalmente revolucionado. Podendo mesmo dizer-se que, semelhanças com o modelo que já ostentou o nome Niva, só mesmo o preço!
Mas, comecemos pelo início: embora agora designado de Lada Niva, a verdade é que, o modelo de que aqui falamos, não é o austero e imparável Lada Niva que nos preenche as memórias. Mas, sim, uma proposta lançada, pela primeira vez, em 1998, com a designação VAZ-2123.
Concebido pela russa AvtoVAZ, o VAZ-2123 teve o seu primeiro impacto com o mundo ocidental em 2003, altura em que a o gigante americano General Motors (GM) decidiu adquirir 50% do capital do construtor automóvel russo.
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No entanto e apesar das expectativas iniciais, a verdade é que o casamento não vingou e, apenas alguns meses após a "boda", a GM abandonou o negócio, com promessas de vender a sua participação na congénere russa.
Passados quase duas décadas sobre esses tempos conflituosos, eis que o VAZ-2123 regressa à vida, com promessas de comercialização já para 2021, embora transformado não apenas no conceito, mas também no próprio nome - o SUV compacto passa a ser comercializado com o emblema da Lada, que, inclusivamente, o baptiza com o nome do popular todo-o-terreno Niva. Ainda que acrescentando-lhe a designação 'Travel', consequência da abordagem hoje em dia mais citadina que o modelo exibe.
Entrado em produção já esta semana, na Rússia, a AvtoVAZ decidiu começar com aquela que será a versão mais offroad do modelo, marcada por uma imagem também ela mais consentânea com estas aspirações, plásticos de protecção sem qualquer pintura e pneus todo-o-terreno. Com o fabricante a revelar, igualmente, que, não só esta versão, mas todas elas, surgirão equipadas com sistema de tracção integral.
A exibir uma frente a fazer lembrar o Toyota RAV4, o novo Lada Niva destaca-se, face ao modelo concebido ainda sob a influência da GM, pela inclusão de ópticas mais modernas, uma grelha frontal muito maior que anteriormente, um capot dianteiro redesenhado e cavas das rodas de aspecto mais quadrado. Finalmente, na traseira, farolins full-LED, além de alguns retoques no pára-choques.
Ainda sem imagens conhecidas do interior, o novo Lada Niva mantém, igualmente, o quatro cilindros 1.7 litros a gasolina, a debitar uns "estonteantes" 80 cv de potência e 127 Nm de binário, introduzido na fase do construtor norte-americano, e que surge acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades. Argumentos que lhe permitem acelerar dos 0 aos 100 km/h nuns modestos 19 segundos, assim como atingir uma velocidade máxima de 140 km/h.
Quanto a preços e embora o fabricante nada tenha ainda anunciado, de forma oficial, é possível dizer, desde já, que deverão permitir ao Lada Niva agora SUV apresentar-se ao mercado como uma das propostas mais acessíveis, dentro do género.
A sustentar esta afirmação, o facto deste mesmo modelo apresentar, ainda antes do restyling agora desvendado, preços, no mercado russo, entre os 7.965 e os 9.533 euros. Restando, agora, saber, se será comercializado noutros países que não a Rússia.
Para quando o verdadeiro Niva?
Entretanto e apesar desta espécie de "usurpação" de nome, importa não esquecer que, o "verdadeiro" Lada Niva, ainda está por apresentar.
Praticamente intocado desde que foi, pela primeira vez, apresentado, em 1977, a AvtoVAZ chegou a apresentar um concept daquilo que poderá vir a ser a próxima geração, durante o Salão Automóvel de Moscovo de 2018.
Denominado 4x4 Vision Concept, o verdadeiro e genuíno todo-o-terreno Lada Niva continua, no entanto, por conhecer, a sua versão de produção...