Três portas continua. Lada termina com produção do Niva de cinco portas

A Lada acaba de anunciar que vai deixar de produzir, já no final deste ano, o Niva, mas apenas a variante de cinco portas.

É a despedida da versão de um modelo icónico, ainda que apenas numa versão específica: a Lada acaba de anunciar que vai deixar de produzir, já no final deste ano, o Niva. Mas, atenção: apenas a variante de cinco portas. Felizmente...

Numa altura em que é já conhecida a intenção do fabricante oriundo da antiga Cortina de Ferro, hoje em dia propriedade do grupo francês Renault, de lançar uma nova geração do popular todo-o-terreno, em 2024, eis que a Lada anuncia o fim da produção da variante de cinco portas, já no final de 2021.

Desta forma, a Lada continuará a produzir apenas a versão de três portas do Niva, o qual continuará em comercialização até à chegada do sucessor.

O Lada Niva de cinco portas
O Lada Niva de cinco portas

Quanto ao cinco portas, cuja atual geração tinha como nome de código VAZ-2131, foi uma das várias variantes que surgiram no decorrer da época de 90 do século passado, isto depois da nova geração do original três portas ter sido dada a conhecer quase 20 anos antes, no final da década de 70.

LEIA TAMBÉM
Com o apoio da Dacia. Avtovaz apresenta teaser do futuro Lada Niva

No entanto e embora oferecendo mais espaço interior e, nomeadamente, mais espaço para as pernas dos passageiros dos lugares traseiros, graças a uma distância entre eixos substancialmente maior (+500 mm), a verdade é que o Lada Niva de cinco portas acabou tendo um sucesso reduzido, com apenas 100 unidades produzidas desde 1993. Ou seja, uma magra fatia dos três milhões de unidades Niva vendidas desde 1977.

A realidade demonstra que, apesar da maior versatilidade do cinco portas, a grande maioria dos clientes continuaram a preferir a mais tradicional e emblemática carroçaria de três portas, a qual continuou sendo, igualmente, não apenas mais capaz no todo-o-terreno, como também mais leve e mais poupada em termos de consumos, apesar de contando com o mesmo motor.

Apesar da maior versatilidade do cinco portas, o Lada Niva de três portas continua o campeão de vendas... e por larga margem!
Apesar da maior versatilidade do cinco portas, o Lada Niva de três portas continua o campeão de vendas... e por larga margem!

Convém, igualmente, recordar que todas as versões apresentam como motorização única um já vetusto quatro cilindros 1,7 litros a debitar não mais que 83 cv de potência e 129 Nm de binário, conjugado com uma caixa manual de cinco velocidade e sistema de tracção integral.

Ainda não encomendou? Então, já não consegue...

Segundo avança a australiana Drive.com.au, a Lada já havia interrompido a produção do Lada Legend de cinco portas no passado mês de fevereiro, retomando-a no mês seguinte de março.

Entretanto, a AvtoVAZ terá já parado de receber encomendas na semana passado, de forma a conseguir responder aos pedidos já recebidos, até ao final de dezembro.

O esboço conhecido que poderá dar origem ao futuro Lada Niva
O esboço conhecido que poderá dar origem ao futuro Lada Niva