Enquanto nos EUA, a Ford vê a procura pelo ressuscitado Bronco a disparar, na Europa, é a famosa marca russa Lada que, hoje em dia na posse da francesa Renault, trilha caminho - muito - idêntico. Mais precisamente, com o regresso do Niva Bronto - não Bronco, atenção... -, a versão mais radical do famoso TT de Leste.
O anúncio do regresso do Niva Bronto, isto depois da Lada ter anunciado o seu fim no final de 2020, acaba de ser feito pela própria marca russa e com o mesmo posicionamento que o modelo já ostentou - uma versão preparada para o todo-o-terreno "puro & duro".
Quanto à decisão de fazer regressar esta versão em particular, a Lada explica que resulta da enorme procura que o Bronto continua a registar, nos concessionários. Motivo que acabou levando os responsáveis da marca russo a dar o passo atrás e recuperar o modelo. Mais precisamente, com uma versão atualizada, a lançar ainda este verão.
Assim e tendo como base o Niva Legend - que é, de resto e neste momento, a versão mais hardcore do modelo de Tolyatti - , o novo Bronto chegará ao mercado com, não uma, mas duas versões - Luxe e Prestige. Com a primeira a apresentar-se e apesar do nome, como uma proposta mais utilitária, marcada, por exemplo, pela opção por um pára-choque de metal e rodas de 15".
Já a versão Prestige, promete um visual mais cuidado, nomeadamente, através da apresentação de pára-choques em plástico, mas de aspecto mais robusto, o mesmo acontecendo com as protecções laterais e os arcos das rodas.
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Presença, ainda, para os faróis de nevoeiro, assim como para uma grelha frontal específica. Sendo que, ambas as versões podem ser melhoradas com alguns opcionais, propostos de fábrica, como é o caso de uma barra de luz LED para instalação no tejadilho, ou, ainda, de uma pintura exterior especial, a imitar camuflagem.
Contudo e até mais do que o exterior, é no habitáculo que o Bronto ganha maiores novidades. A começar e desde logo, por um novo painel de instrumentos, uma consola central com novos comandos para o ar condicionado, além de bancos novos e melhorados no conforto. Este último, um aspecto para o qual também contribuem alguns melhoramentos ao nível do isolamento, quer de combate à vibração, quer, ainda, no que ao ruído diz respeito.
Quanto à motorização, mantém-se o já bem conhecido bloco de quatro cilindros 1,7 litros naturalmente aspirado da Lada, a debitar 84 cv de potência, conjugado com uma não menos tradicional caixa manual de cinco velocidades, a par de um sistema de tracção integral às quatro rodas, com bloqueamento de ambos os diferenciais, dianteiro e traseiro. Sem esquecer, uma suspensão ligeiramente modificada e reforçada.
Exclusivo para as estepes russas... infelizmente!
Embora ainda não tendo chegado ao mercado, a Lada já está a receber encomendas do novo Niva Bronto, nos concessionários russos. Sendo também esse o aspecto que, pelo menos a nós, nos deixa mais triste: tal como acontece com o americano Bronco, que a Ford já disse não pretender comercializar na Europa, também o Lada Niva Bronto não deverá sair das fronteiras da Rússia. Na melhor das hipóteses, só, talvez, através da importação privada.
Entretanto, a marca russa tem já igualmente previsto lançar uma nova geração do icónico Niva, em 2024. Isto, com base num concept que, recorde-se, foi dado a conhecer no início deste ano de 2021.
Também segundo informações já divulgadas, o modelo pode, inclusivamente, vir a receber, o não menos conhecido 1,3 litros turbocomprimido de origem Renault, o que, a acontecer, será também uma estreia. Não só pela origem do bloco, mas, principalmente, porque nunca um modelo Niva contou, na sua história, com um motor Turbo.