Depois do sucesso alcançado com o X-Bow original, a KTM decidiu levar ainda mais além o desafio assumido de passar das motos aos automóveis… e apresentou o X-Bow GTX – resumidamente, um GT2 de 600cv, que, promete o fabricante suíço, surge para fazer frente ao Porsche 911 GT2 RS Clubsport!
Embora com grande parte dos detalhes ainda por revelar, ainda que com a estreia em pista agendada desde já para o Outono de 2020, a verdade é que a nova máquina de quatro rodas da KTM, está, desde já, a causar sensação!
Último passo de uma criação que viu a luz do dia, pela primeira vez, há cerca de 12 anos, o KTM X-Bow ganha agora um deslumbrante GT2, desenvolvido pela marca suíça de motos, em conjunto com a sua parceira de há muito, a Reiter Engineering.
Com motor Audi de 600cv
Como propulsor para este X-Bow GTX, a parceria decidiu recorrer a uma solução externa. Mais precisamente, a um cinco cilindros 2,5 litros turbocomprimido de origem Audi, a debitar pouco mais de 600 cv de potência. E que, integrado num conjunto cujo peso, garante a KTM, não ultrapassa os 1.000 kg, ajuda a prometer prestações verdadeiramente impressionantes!
Segundo afirmou já o director-geral da KTM, Hans Reiter, "as primeiras 20 unidades do X-Bow GTX deverão ficar disponíveis ainda este ano. Uma vez homologadas pelo SRO, já poderão ser inscritas nas corridas de GT2".
GT2 com mais potência e menos apoio aerodinâmico
A classe GT2 foi recuperada, em 2018, pelo organizador SRO Motorsports Group, como forma de proporcionar aos pilotos amadores uma competição independente, com carros mais potentes e com menor apoio aerodinâmico, face aos GT3.
Enquanto, na classe GT2, as potências dos carros podem ir até aos 709,70 cv, na GT3, estas não podem passar dos 567,76 cv.
LEIA TAMBÉM
Fábrica de motores da Mercedes-AMG vence prémio de 'Fábrica do Ano 2019'
Preço? A rondar os 350 mil euros... provavelmente.
Finalmente e quanto a preços, a KTM não quis avançar qualquer valor para esta nova "mota" de quatro rodas.
Embora e levando em linha de conta os mais de 350 mil euros que custam rivais como o Audi R8 LMS GT2 ou do Porsche 911 GT2 RS Clubsport , tudo aponta para que o preço de aquisição deste KTM X-Bow GTX não ande muito longe destes valores.