Anunciado como um super-carro, o Koenigsegg Regera acaba de estabelecer um novo recorde de volta mais rápida. E se, por si só, a notícia até poderá ser considerada expectável, a verdade é que o local onde aconteceu, o Knutstorp Ring, torna tudo mais surpreendente. Como, de resto, é possível ver no vídeo.
Traçado localizado não muito longe da fábrica da Koenigsegg, o traçado de Knutstorp, perto de Kageröd, na Suécia, foi construído em 1963, tendo vindo a conhecer vários desenvolvimentos, que culminaram no seu formato atual, definido em 1970.
Com 2.079 km de pista, o Knutstorp Ring, como também é conhecido, já albergou provas do campeonato de Fórmula 3 europeia, do campeonato de Turismos da Escandinávia, e até do Europeu de Rallycross, somando, ao mesmo tempo, tentativas de volta mais rápida, por parte de algumas das marcas e modelos automóveis especialmente focados na utilização em pista. Como é o caso da McLaren e do seu Senna, que inclusivamente detinha o recorde da pista; da McLaren e do 600 LT; ou até mesma da BAC e do seu Mono.
Contudo e até pela sua configuração, o Knutstorp Ring favorece os carros pequenos e ágeis, que não dependam de muito downforce, ao contrário do que acontece, por exemplo, com modelos "imponentes" como o Regera. O qual, decidiu agora surpreender tudo e todos, ao superiorizar-se a todos estes, fixando um novo recorde de volta mais rápida.
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De resto e sobre o Regera, a Koenigsegg garante tratar-se de mais do que um "mero" superdesportivo, já que recorre a um bloco V8 biturbo, conjugado com três motores elétricos, para anunciar uma potência conjugada de 1.500 cv. Tudo isto, sem a convencional transmissão, mas uma inovadora solução técnica que passa pela utilização de motores elétricos quando em baixas e uma única relação, mais embraiagem, para engatar o motor de combustão, à medida que a velocidade aumenta.
No entanto e a tornar ainda mais surpreendente a obtenção do recorde, o facto do Regera ter sido concebido como um Grand Tourer, ou seja, uma proposta concebida para viagens longas com um bom nível de conforto. Levando, mesmo, o fundador da marca, Christian Von Koenigsegg, a recordar que a marca em modelos bem melhor concebidos para as pistas e que, por esse motivo, poderiam fazer ainda melhor do que o Regera.
Seja qual for a preferência, a verdade é que, mesmo com um Grand Tourer que pouco tem a ver com os hiperdesportivos especialmente vocacionados para pista e despidos de argumentos que pouco contribuem para a eficácia, a Koenigsegg voltou a superiorizar-se à concorrência, desta feita, num circuito feito para carros de quase competição. Realidade que, de resto, o vídeo que aqui reproduzimos, bem demonstra…