Anunciado, pela própria marca, como o modelo mais rápido que já produziu, o Koenigsegg Jesko acaba de entrar em produção. Sendo que, para assinalar o momento, a marca sueca de iperdesportivos divulgou imagens de um Jesko muito especial, envergando um estonteante Tang Orange Pearl!
Tendo a versão Absolut como a mais radical, o Koenigsegg Jesko anuncia-se como capaz de atingir os 531 km/h, e sem que necessite, ao contrário de muitos adversários, de quaisquer pneus especiais.
Apresentado há cerca de dois anos e meio, enquanto sucessor do Agera RS, o Jesko tem uma produção prevista de apenas 125 unidades. As quais, diga-se, foram todas vendidas muito antes, inclusivamente, da apresentação oficial do modelo, durante o Salão Automóvel de Genebra de 2018.
Entretanto e com o objectivo declarado de assinalar o arranque da produção em Ängelholm, a Koenigsegg divulgou uma série de imagens de uma unidade de pré-produção, envergando como cor exterior um impactante laranja, intitulado Tang Orange Pearl, conjugado com pormenores em metalizado e fibra de carbono.
LEIA TAMBÉM
Chiron que se cuide. Novo Koenigsegg Jesko Absolut ameaça ultrapassar os 530 km/h!
Contudo e sobre este protótipo, importa dizer que se trata de uma versão standard e não de um Absolut. Envergando, por isso, o acabamento 2006 CCX, em que o laranja passa para um interior, onde a fibra de carbono domina.
Para entrega em 2022
Baptizado com o nome do pai do fundador da Koenigsegg, o Jesko deverá começar a ser entregue, aos primeiros proprietários, durante a primavera de 2022. Os quais pagaram por cada uma das unidades, qualquer coisa como 2,4 milhões de euros, à cotação actual, e ainda antes de inclusão de qualquer opção.
Apenas como indicador, o opcional a carenagem em fibra de carbono, custa, ainda antes da pintura, mais de 375 mil euros.
De resto e para aqueles que não gostam de fazer contas, a Koenigsegg fez já saber que, um Jesko com todos os extras, fica-se pelos 3,38 milhões de euros. O que faz desta proposta, também, um dos automóveis de produção em série mais caros de sempre.
A ajudar a justificar tais valores, um V8 5.0 litros biturbo a gasolina, a anunciar 1.280 cv de potência e 1.000 Nm de binário, mas que, quando alimentado a combustível E85 (uma mistura de combustível fóssil e 85% de etanol), consegue ver a potência disparar para os 1.600 cv e, o binário, para 1.500 Nm.
Mas se o motor é impressionante, ainda mais é a "Koenigsegg Light Speed Transmission". Basicamente, uma caixa de velocidades desenvolvida pela marca sueca, com sete discos mergulhados em óleo, caixa de velocidades, equipada com um total de nove discos... e sete embraiagens! Sendo que o fabricante garante que a caixa avança pelas nove relações "quase à velocidade da luz", dando a sensação de "aceleração e desaceleração contínuas".
Resta aguardar, para ver...