Dado a conhecer durante o Salão-Automóvel-de-Genebra-que-não-aconteceu (o carro acabou sendo desvendado online), o mais recente "miminho" da Koenigsegg, o superdesportivo Jesko Absolut, foi apresentado como a proposta mais rápida que a marca alguma vez construirá. Sendo que a Road & Track acaba de descobrir o que é que isso significa: 532 km/h!
A promessa foi feita, de resto, logo aquando do desvendar deste superdesportivo, num vídeo feito a partir do então incompleto Salão de Genebra, pelo próprio fundador da marca sueca, Christian Von Koenigsegg: o Jesko Absolut será o carro mais rápido que a Koenigsegg alguma vez construirá. Não revelando, contudo, qual seria a velocidade máxima exacta…
Curiosos com esta afirmação, os norte-americanos da Road & Track colocaram mãos à obra no sentido de tentar descobrir mais sobre as capacidades do Jesko Absolut em termos de velocidade de ponta, desde logo, conversando com o próprio Christian Von Koenigsegg. Ao mesmo tempo que recorriam, não somente aos atributos técnicos já conhecidos, como é o caso do V8 5,0 litros Twin Turbo a debitar 1.600cv de potência e 1.500 Nm de binário, mas também a simulações de computador, para apurar a velocidade a que este consegue chegar.
Feitas as contas e tomando igualmente como pressuposto um coeficiente de arrasto de apenas 0.278, a área frontal do modelo e o rácio das passagens da caixa automática de nove velocidades, a R&T chegou à conclusão que o Koenigsegg Jesko Absolut será capaz de atingir uma velocidade máxima de 532 km/h; ou, dito de outra forma, cerca de 42 km/h mais rápido, que o Bugatti Chiron Super Sport que fixou o recorde mundial de velocidade nos 490,48 km/h!
LEIA TAMBÉM
Koenigsegg Regera bate recorde de velocidade
De resto, Christian Von Koenigsegg revelou também aos nossos colegas da R&T que a intenção do fabricante é, agora, colocar à prova todos estes números, numa tentativa de derrube do recorde fixado pelo Chiron. Algo que poderá acontecer na Alemanha, mais precisamente no município de Ehra-Lessien, onde existem as condições ideais para colocar o Jesko Absolut à prova.
Único senão: as instalações em causa pertencem ao Grupo Volkswagen, que é também detentor da Bugatti. Situação que pode colocar em risco a tentativa da Koenigsegg, até porque o construtor alemão não terá muito interesse em colocar em risco o título de automóvel homologado para estrada mais rápido do mundo, atualmente na posse do "seu" Chiron…