Koenigsegg Gemera e Jesko Absolut foram passear. E deslumbraram!

Numa Suécia isenta de quarentena, a Koenigsegg levou os seus dois modelos mais recentes, Gemera e Jesko Absolut, a passear. E deslumbraram!

Numa Suécia isenta de quarentena, como forma de combate à pandemia de coronavírus, a Koenigsegg, pequeno fabricante automóvel de hiper-desportivos, decidiu levar a passear, dois dos seus modelos mais recentes: o Gemera, primeiro modelo de quatro lugares na história da marca sueca, e o Jesko Absolut, um fantástico desportivo. E o momento foi digno de registo!

O "passeio", curto na distância, teve como destino o aeródromo de Angelholm, infraestrutura localizada perto das instalações da marca fundada por Christian von Koenigsegg. Onde, de resto, Gemera e Jesko Absolut, realizaram uma sessão fotográfica para a posteridade, espetacular, principalmente, pela escolha dos modelos.

LEIA TAMBÉM
Chiron que se cuide. Novo Koenigsegg Jesko Absolut ameaça ultrapassar os 530 km/h!

Mas se o Koenigsegg Jesko Absolut merece atenção, por ser o novo "menino-bonito" da marca de Angelholm, do qual se esperam inclusivamente recordes, a verdade é que, não menos importante, é o Gemera.

Deslumbrante quatro lugares de propulsão híbrida plug-in, o primeiro quatro lugares na história da Koenigseeg combina três motores elétricos (um em cada roda traseira, e o terceiro, ligado à cambota), com motor térmico, anunciando, assim, não somente uma potência total de 1.700 cv, mas também uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em 1,9 segundos!

Com três motores elétricos e um pequeno tricilíndrico biturbo, o Gemera anuncia acelerações dos 0 aos 100 km/h em apenas 1,9 s!
Com três motores elétricos e um pequeno tricilíndrico biturbo, o Gemera anuncia acelerações dos 0 aos 100 km/h em apenas 1,9 s!

Ainda de acordo com as informações já divulgadas pelo fabricante sueco, este "familiar" consegue atingir velocidades na ordem dos 300 km/h, recorrendo única e exclusivamente aos motores elétricos, além de poder circular, até 50 km, sem a mais pequena gosta de combustível ou emissão de CO2.

O revolucionário sistema Freevalve

Tal não significa, no entanto, uma desvalorização do motor de combustão, ele próprio, uma verdadeira obra de arte; e, não, não estamos a falar de um qualquer V8 ou V12, muito pelo contrário! Na verdade, o Gemera estreia, sim, um surpreendente três cilindros, de apenas 1,6 litros, e equipado com, não um, mas dois turbos. Oferecendo qualquer coisa como 600 cv de potência!

[smartslider3 slider="217"]

Principal justificação? Um revolucionário sistema Freevalve, cuja maior novidade é a ausência do sistema mecânico (e com mais inércia) de controlo das válvulas e das árvores de cames, por troca com atuadores pneumáticos electrónicos, controlados pela centralina. Solução que, não só garante mais potência, binário e eficiência, como também menores consumos e emissões - até 50%, anuncia a Koenigsegg.

Equipado com a mesma transmissão Koenigsegg Direct Drive (KDD) que equipa o Regera, e que é muito semelhante à de um automóvel eléctrico, já que conta com uma relação apenas, o Gemera destaca-se, ainda, por ser o primeiro modelo da marca a ostentar uma não menos particular tracção integral permanente, apoiada num sistema de vectorização de binário. Além de contar com quatro rodas direccionais.

[smartslider3 slider="216"]

Jesko Absolut - o carro mais rápido da história da Koenigsegg

Passando ao Jesko Absolut, modelo que a Koenigsegg garante que poderá facilmente tornar-se, o carro homologado para estrada, mais rápido da história, superando mesmo os 500 km/h (!), trata-se, muito resumidamente, da submissão do design, às exigências da aerodinâmica.

Aliás, é graças a todo o seu arsenal aerodinâmico, que este hiper-desportivo consegue anunciar um coeficiente de aerodinâmica de não mais que 0,278, fruto, também e igualmente, da ausência do spoiler traseiro que a versão mais "civilizada" Jesko ostenta, assim como a um redesenhar da traseira.

É na traseira que o Jesko Absolut mais se diferencia do Jesko
É na traseira que o Jesko Absolut mais se diferencia do Jesko

Como propulsor, o Koenigsegg Jesko Absolut conta com o mesmo V8 5.0 litros biturbo do Jesko, capaz de garantir uma potência máxima de 1.600 cv e um binário de 1.500 Nm, funcionando a bioetanol.

Também a ajudar, uma revolucionária transmissão LST, de nove relações e sete (!) discos de embraiagem, a qual consegue realizar qualquer passagem de caixa, em questão de milissegundos, garante o fabricante.

[smartslider3 slider="218"]

O qual, afirmou já, estar ainda à espera das condições ideais, para poder fixar, em pista, quer a velocidade máxima, quer a aceleração, deste fantástico hiper-desportivo...