Koenigsegg Gemera V8 anuncia 2400 cv de potência

Os suecos da Koenigsegg apresentaram a nova variante do Gemera que recebe um motor V8 biturbo 5.0 com uma potência de 2400 cv

Os suecos da Koenigsegg apresentaram a nova variante do Gemera que recebe um motor V8 biturbo 5.0 com uma potência de 2400 cv, isto é, mais 700 cv do que o coupé de quatro portas original, cuja versão final de produção também já foi revelada.

Aproveitando a inauguração das novas instalações na Suécia, a Koenigsegg revelou não só a versão de produção do Gemera, mas também uma nova variante deste modelo equipada com motor V8 do Jesko com uma potência máxima de até 2400 cv. Esta é mais uma demonstração clara da marca de que os hiperdesportivos de combustão ainda não estão acabados face aos congéneres de combustão e ainda têm uma grande margem de progressão, para desespero dos ambientalistas mais radicais e fundamentalistas.

O primeiro protótipo do Koenigsegg Gemera foi revelado no Salão de Genebra de 2020 como coupé de quatro lugares e equipado uma sofisticada linha motriz híbrida plug-in que prometia uma potência combinada de 1700 cv. Um dos componentes do sistema era um motor turbo de três cilindros de 2,0 litros com 600 cv.

Entretanto, a Koenigsegg prosseguiu o desenvolvimento do Gemera e já confirmou as primeiras entregas a clientes em 2025, tendo anunciado uma produção de 300 unidades.

Motor V8 biturbo

Este modelo vai ter uma nova versão ainda mais potente, que conta com o mesmo motor V8 biturbo 5.0 do Jesko que permite disponibilizar os referidos 2300 cv de potência máxima combinada e um binário de 2700 Nm.  

Para conseguir instalar o V8 no espaço onde se encontrava um propulsor de três cilindros, a marca sueca teve de compactar o desenho do propulsor através da utilização de um V quente, denominação que se traduz na instalação dos dois turbocompressores no interior do V, além da utilização da caixa de nove velocidades e sete embraiagens estreada no Jesko. 

LEIA TAMBÉM
Koenigsegg. Faz ideia no que é que a marca gasta a maioria dos orçamentos?

A Koenigsegg refere que a bagageira traseira do Gemera V8 vai continuar a oferecer o mesmo espaço para acomodar quatro malas de mão.