Homenagem aos 20 anos? Koenigsegg anuncia novo modelo para 2022

A Koenigsegg aproveitou a chegada de 2022 para dar a conhecer um novo modelo, para já, conhecido apenas através de um teaser inicial.

A Koenigsegg aproveitou a chegada de 2022 para dar a conhecer um novo modelo. Anúncio feito, para já, através de um escuro teaser, mas que poderá servir, igualmente, para assinalar os 20 anos de construção de carros de sonho…

Mostrado, pela primeira vez, através da conta oficial de Instagram da Koenigsegg, este teaser "anuncia" um hiperdesportivo com o perfil clássico dos carros das marca fundada por Christian von Koenigsegg. Marcado não somente pelas linhas suaves, como também pelo habitáculo em forma de lágrima.

Já na frente, o teaser agora divulgado mostra, desde logo, um divisor dianteiro proeminente, a remeter, quer para o CCR, que chegou a ser o carro de estrada mais rápido do mundo aquando do seu lançamento, em 2004, quer para o CCX, de 2006 - um hiperdesportivo dado a conhecer pela Koenigsegg e que foi o primeiro modelo da marca a socorrer-se de um V8 desenvolvido internamente, ao invés de um bloco Ford.

Koenigsegg CCX de 2006
Koenigsegg CCX de 2006

De resto, a mesma fonte de inspiração faz-se notar no design rebaixado das luzes traseiras, ao passo que o difusor traseiro, bem mais subtil, parece querer imitar o do hiper-rápido Agera, que também já foi o carro de produção mais rápido do mundo.

Uma homenagem ao primeiro CC8S?

Recordar, ainda, que, em 2022, a Koenigsegg celebra 20 anos de comercialização de hiperdesportivos, depois de ter, então, entregue a primeira unidade do CC8S, hiperdesportivo com 655 cv de potência, do qual foram produzidos apenas seis veículos para clientes. Tendo a sua entrega prolongado-se por 2002 e 2003, culminando um processo de desenvolvimento de oito anos. Sendo que o modelo agora anunciado, pode muito bem ser uma homenagem a essa proposta inaugural.

LEIA TAMBÉM
Custa 2,4 milhões sem extras. Koenigsegg arranca com produção do Jesko

Por outro lado e tomando em consideração o facto de que, tanto o Keonigsegg Jesko, como o Grand Tourer Regera, utilizam um V8 5.0 biturbo, enquanto o coupé Gemera opta antes por um inovador três cilindros 2.0 biturbo híbrido, a hipótese deste novo modelo poder vir a ser uma homenagem ao primeiro Koenigsegg, poderá levar a pensar que, também ele, optará por uma qualquer variante do V8.

Seja como for, Christian von Koenigsegg anunciou já que, uma das suas resoluções de ano novo, é criar "mais desempenho de ponta através de engenharia inteligente e desenho otimizado".

Koengisegg CC8S de 2002
Koengisegg CC8S de 2002