Numa altura em que a maioria dos portugueses se mantém em casa, devido ao isolamento social imposto pelo Estado de Emergência, a Kia Portugal acaba de lançar a sua plataforma de compra de automóvel online, Kia Vibe. A qual, garante o fabricante, permite cumprir todos os passos necessários para a compra de um carro, sem que, para isso, seja preciso colocar um pé fora de casa!
Denominado Kia Vibe, este novo serviço junta importador e concessionários, numa plataforma de e-commerce, já disponível através do endereço www.kiavibe.pt.
LEIA TAMBÉM
Comprar carro durante a pandemia? A Kia oferece mais um ano de garantia
Segundo garante a Kia Portugal, a principal vantagem desta nova plataforma, é o facto de permitir cumprir todos os passos necessários à aquisição de um automóvel Kia, desde a escolha do modelo e versão, até à finalização da compra e a entrega do carro, utilizando, apenas e só, um dispositivo digital. Já que, até mesmo a entrega do veículo, pode ser feita no domicílio.
E como funciona?
Uma vez dentro da plataforma de e-commerce, o cliente passa a ter, não apenas acesso às diversas viaturas disponíveis no stock da marca em Portugal, como à possibilidade de configurar a viatura que tinha em mente.
No entanto e caso necessite de ajuda, neste processo, também pode recorrer ao Live Video, para, por exemplo, fazer uma visita guiada a cada automóvel, ajudado por um consultor. O qual, fisicamente localizado num espaço que a Kia criou especificamente para o efeito, onde estão também os vários modelos da marca, pode assim mostrar as viaturas em tempo real, e interagir com o potencial comprador.
Caso o cliente o deseje, a plataforma também permitirá, no futuro, agendar um test drive com o modelo desejado. Funcionalidade que, no entanto, só estará disponível a partir do momento em que a atual crise sanitária instalada no País o permita, com a Kia a disponibilizar-se, inclusivamente, para levar o veículo até à residência do interessado.
Para poder concluir o negócio, a plataforma Kia Vibe disponibiliza várias hipóteses de pagamento e assinatura digital na documentação. Sendo que, no caso de ser necessário o pagamento de uma pré-reserva, tal pode ser feito, recorrendo a cartão de crédito ou transferência bancária.
Para as compras a crédito, o Kia Vibe também promete vir a disponibilizar uma plataforma de financiamento, com aprovação em 24 horas, consoante os casos. Algo que, para já, ainda está em fase de implementação.
Finalizados os processos de escolha e burocrático, e com automóvel pronto para entrega, cabe depois ao cliente decidir se, prefere levantar o seu carro novo no concessionário, ou se, pelo contrário, prefere que o mesmo seja entregue em sua casa.
"Mais um canal de mercado"
Segundo explica o Director-Geral da Kia Portugal, João Seabra, "o objetivo da MCK, importador da Kia para Portugal, [com o lançamento desta plataforma], foi o de proporcionar mais um canal de mercado à sua rede de concessionários, permitindo-lhes aceder ao universo do e-commerce através de um ativo que resulta de uma aposta comum e partilhada". Ao mesmo tempo que, relativamente aos clientes, trata-se de "facilitar a vida das pessoas" e de "criar novos pontos de contacto com a marca".
"Este é, acima de tudo, um investimento do importador para a sua rede de distribuição", conclui o mesmo responsável.