Depois das elevadas expectativas criadas aquando do lançamento, eis que, bastaram cinco anos, para que a Kia decidisse colocar um ponto final naquele que era o seu único grand tourer, o Stinger. Despedida que será consumada com uma última edição especial e limitada, de nome 'Tribute Edition', da qual só serão feitas 1.000 unidades... para todo o mundo.
Nascido do impactante GT Concept que marca sul-coreana deu a conhecer em 2011, a verdade que é o Kia Stinger não deixou menos expectativas, aquando da sua apresentação, em 2017. Mas que, infelizmente, acabaram não tendo a desejada correspondência em termos de vendas, pautando-se por uma prestação discreta, em particular, no mercado europeu.
Entretanto e já depois de vários rumores precisamente nesse sentido, eis que a Kia decide colocar um ponto final na existência do seu único grand tourer desportivo, com o lançamento daquela que será a última edição - a Tribute Edition, limitada a não mais que 1.000 unidades, para todo o mundo.
Sobre esta versão muito especial do Stinger, apresenta-se, desde logo, com uma pintura cinza mate de nome Moonscape, embora podendo também envergar o acabamento Ascott Green já conhecido, com capas dos retrovisores exteriores, rodas de 19" e pinças de travão Brembo em preto.
Interior cuidado… e numerado
Já no habitáculo, as novidades começam nas soleiras das portas, onde surge o número de cada uma das unidades produzidas, seguindo-se um interior do qual fazem parte bancos em pele castanha Terracota, o mesmo material que reveste o interior das portas, além do volante. Sendo que, nalguns locais, é também possível encontrar acabamentos numa imitação de fibra de carbono.
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Curioso e ainda mais inesperado, nesta edição especial, é a gravação da imagem de uma vespa, nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros.
Passando à motorização e porque se trata de uma edição especial baseada naquela que era a versão mais potente do modelo, GT, a Tribute Edition mantém intocado o V6 3.3 biturbo de 373 cv de potência e 510 Nm de binário, conjugado com caixa automática de oito velocidades. Ficando apenas a dúvida se acrescido de sistema de tracção apenas traseira ou, pelo contrário, com a opcional tracção integral disponibilizada na versão de base, de série.
Ainda sobre esta edição, que simboliza a despedida de um modelo relativamente ao qual a Kia também diz que será substituído na gama pelo novo crossover (?) elétrico EV6, valerá a pena acrescentar que não tem ainda preço, ou disponibilidade, definidos. Informações que, garante a marca sul-coreana, serão divulgadas mais perto da chegada das unidades aos mercados onde será disponibilizadas.