Após o desvendar na Coreia do Sul, a atualização do Kia Stinger surge agora, naquelas que são as especificações europeias, a começar nalguns retoques estilísticos e tecnológicos. Mas, principalmente, um V6 renovado que passará a ser a única motorização no Velho Continente.
Lançado no mercado em 2017, o Kia Stinger recebe agora a tradicional atualização a meio do ciclo de vida, com a variante destinada à Europa, a não apenas manter muitas das novas características apresentadas com o modelo destinado ao mercado sul-coreano, mas também a ostentar opções exclusivas para os consumidores do Velho Continente. A começar, desde logo, nos motores.
Aliás, neste domínio, ao invés de um aumento na oferta, a Kia optou, pelo contrário, por cortar nas opções. Mais concretamente, acabando com o quatro cilindros a gasolina e Diesel, mas passar a oferecer apenas um renovado V6 3.3 litros Turbo a gasolina (T-GDi).
Segundo a marca sul-coreana, a explicação reside no facto de, até hoje, este ter sido a escolha da grande maioria dos clientes europeus, que optaram por uma das cerca de 10 mil unidades Stinger comercializadas na Europa.
Quanto ao motor propriamente dito, recebeu um ligeiro aumento de potência, passando a anunciar 370 cv às 6000 rpm e 510 Nm de binário entre as 1 300 e às 4500 rpm. Valores que permitem ao Stinger manter-se como o modelo da marca sul-coreana com maior capacidade de aceleração, na Europa, ao acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,9 segundos, ou seja, menos 0,6 segundos que anteriormente. Isto, para a versão equipada com tracção integral AWD e caixa automática de oito velocidades, tecnologias propostas de série na variante de volante à esquerda.
Retoques no exterior... e interior
Passando às alterações estéticas resultantes desta atualização, destaque para o novo desenho da grelha 'Tiger Nose', novas ópticas LED com luzes diurnas integradas e novos farolins com piscas redesenhados, além de novas jantes de 19" com desenho exclusivo e uma nova cor exterior, 'Ascot Green'.
Já no interior do habitáculo, pequenas e discretas alterações estéticas e de materiais, no sentido de tentar criar um ambiente mais luxuoso, nomeadamente, através da aplicação de pormenores metalizados no volante e painel de instrumentos, assim como de um retrovisor interior sem moldura.
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Dependendo da versão, a possibilidade de encontrar pespontos contrastantes no painel e portas, aplicações em alumínio na consola e iluminação interior de 64 cores. Ou ainda, aplicações em pele preta ou vermelha, pacote de camurça negra com pespontos vermelhos e cintos de segurança vermelhos, no caso específico da versão europeia.
Ainda no habitáculo, um novo ecrã táctil de 10.25", a permitir o acesso ao sistema do infoentretenimento e ao sistema de navegação, que a Kia diz apresentar maior funcionalidade. Além de conexão Bluetooth, compatibalização Apple CarPlay e Android Auto, controlo por voz melhorado, painel de instrumentos com ecrã digital de 7" e sistema de arranque remoto.
Segurança reforçada
Já no capítulo da segurança e ajudas à condução, o renovado Stinger destaca-se por apresentar um pacote de tecnologias ADAS melhorado, mercê da integração do Alerta de Saída em Segurança, Monitorização do Ângulo Morto, Manutenção na Faixa de Rodagem, Assistência à Condução em Auto-Estrada, Alerta de Ocupação nos Lugares Traseiros e Assistente Inteligente ao Limite de Velocidade com base nos sinais de velocidade.
Previsto para o final de 2020
Agora apresentado, o renovado Kia Stinger deverá iniciar a comercialização na Europa no último trimestre de 2020. Ou, o mais tardar, no início de 2021.